Debate com candidatos à PMT

A Rede Meio Norte promove nesse domingo, 27 de setembro, o primeiro debate com os candidatos à Prefeitura de Teresina. O confronto de propostas ocorrerá a partir das 18 horas, com a apresentação da jornalista Maia Veloso.

Candidatos fazem as suas considerações finais no primeiro debate da Rede Meio Norte

O primeiro debate da Rede Meio Norte foi finalizado com as considerações finais de cada candidato.  Os participantes tiveram um minuto para explanar seus agradecimentos e futuras ações.

Lucineide Barros (PSOL)

Eu quero agradecer as pessoas que nos acompanham, a gente não pode deixar de lamentar as ausências esperamos que isso possa ser contornado nas próximas vezes. Queremos aproveitar para nos solidarizar com os professores que estão há 200 dias de greve apesar de tudo que se conta e diz em relação a educação no município, queremos convidar a todas as pessoas a conhecerem o programa socialista que nós apresentamos.

Crédito: Portal Meio NorteCrédito: Portal Meio Norte

Mário Rogério (Cidadania)

Eu quero agradecer ao Sistema Meio Norte de Comunicação nos dando essa oportunidade para falarmos direto com o povo de Teresina, essa é uma caminhada árdua, entendemos que Teresina é uma cidade que tem muitos problemas, mas achamos que está na hora de ter uma mudança. O grupo atual está há 35 anos e acho que uma mudança é sempre bem vinda porque a democracia pressupõe alternância de poder.

Crédito: Portal Meio NorteCrédito: Portal Meio Norte

Gessy Fonseca (PSC)

Sou cristã, empreendedora, missionária e amante e protetora dos animais, o que me motiva a estar na prefeitura é a consciência dos meus princípios, do meu caráter, da minha integridade. Quero te convidar para fazer uma Teresina mais digna, quero cuidar de você da minha família, assim como cuido da minha família, conto com seu apoio para que juntos trabalhemos por uma Teresina melhor.

Crédito: Portal Meio NorteCrédito: Portal Meio Norte

Simone Pereira (PSD)

Gostaria de agradecer a oportunidade e parabenizar o Sistema Meio Norte por ter aberto esse espaço democrático, tenho andado muito, percorrido, eu vejo as pessoas dizendo que não vão votar esse ano e isso é muito preocupante, quando você diz que não vai mais votar é porque você perdeu a esperança de uma cidade melhor, tenho amor e respeito por cada homem e mulher da cidade.

Crédito: Portal Meio NorteCrédito: Portal Meio Norte

Fábio Abreu (PL)

Quero dizer ao teresinense de que nós temos orgulho de morarmos nessa cidade, temos a nossa história nessa cidade, desde muito cedo, minha infância, juventude, até a minha profissão que tanto me dediquei, por isso tenho experiência para liderar pessoas para proporcionar a mudança que Teresina precisa, dizer que também temos condições de mudar a nossa capital, com fé em Deus e com a forca do povo nós vamos mudar Teresina.

Crédito: Portal Meio NorteCrédito: Portal Meio Norte

Kleber Montezuma (PSDB)

Agradeço a Meio Norte pela oportunidade. Estamos aqui apresentando nossas propostas. Agradecer aos candidatos. Cheguei a Teresina 46 anos atrás. Hoje estou aqui na condição de prefeito e a partir de 1 de janeiro serei prefeito da cidade. Gratidão a cidade que me deu oportunidade; estou aqui pedindo aos teresinenses que façam uma avaliação do nosso trabalho, sou candidato do Firmino para continuar a gestão e tenho experiência. Kleber Montezuma 45.

Crédito: Portal Meio NorteCrédito: Portal Meio Norte

Fábio Sérvio (PROS)

Primeiro agradecer a todos os profissionais que fizeram esse debate, para quem esteve em casa nos assistindo. E dizer que essa eleição é definitiva para Teresina, de um projeto que está há muito tempo, e um projeto que quer transformar Teresina em uma cidade inteligente e encontrar iniciativas interessante para as pessoas; fazer uma cidade que não seja boa só para quem está lá dentro do palácio; cidade que se preocupa com seus políticos.

Crédito: Portal Meio NorteCrédito: Portal Meio Norte

Dr. Pessoa (MDB)

Esse candidato não tem história; amedronta os funcionários públicos de Teresina. O Dr. Pessoa tem história de cuidar da vida das pessoas, vou ser eleito porque Deus quer e vocês querem; tirar esses tiranos que falam falácias. Quero agradecer a Meio Norte que nos proporcionou um debate de altíssima qualidade. Dr Pessoa firme e para que no dia 15 de novembro possa ser prefeito de Teresina.

Crédito: Portal Meio NorteCrédito: Portal Meio Norte

Major Diego Melo (PATRIOTA)

Cidadãos de bem de Teresina, construímos uma missão de mudança de verdade. Veja aqui o teatro das tesouras atuando. PT e PSDB são iguais eles;  ontem estavam sentados a  mesa e hoje se afastam, colocam os nome para enganar os povos novamente e  são décadas que comandam cidade. Teresina precisa se libertar. Vamos unir o povo cristão, o povo de bem. Representamos a família; queremos mudanças. Vamos juntos desenvolver Teresina. Volte 51, major Diego Melo.

Crédito: Portal Meio NorteCrédito: Portal Meio Norte

Fábio Novo (PT)

Obrigado Maia, obriga Sistema Meio Norte, foi um prazer estar aqui. Teresina pode mais, Teresina merece mais, trago a experiência para essa gestão que fez muito pouco. É essa experiência que quero para Teresina. Vamos fazer o necessário. Vamos fazer muito mais, cuidar das pessoas com deficiência, cuidar de nossos idosos; pessoas que querem abrir seu negócio. Um novo olhar para a cidade de Teresina, Fábio Novo 13.

Crédito: Portal Meio NorteCrédito: Portal Meio Norte

Pergunta do Jornalista Arimatea Carvalho para Simone Pereira, com comentários de Fábio Novo

Pergunta do Jornalista Arimatea Carvalho para Simone Pereira, com comentários de Fábio Novo.  

 

Pergunta do jornalista: A senhora foi criticada por uma visita relaciona à Saúde, o que a senhora faria de diferente para atender a população nesse sentido? 

 

Resposta de Simone Pereira: A mentira contada duas vezes, ela se torna verdade. Em alguns momentos as pessoas acreditaram que a nossa saúde era boa mas a pandemia desmascarou. Nós vivemos pessoas que morrem por falta de respiradores. O que o jornalista citou foi uma visita que fiz e fiz um stories para mostrar para a população o descaso com a saúde pública. O solo era todo quebrado, onde um cadeirante não tinha como entrar. Entulho na entrada. Eu fiquei lá fora e perguntei para uma senhora o que ela iria fazer lá. Ela não recebeu sua medicação porque lá não tinha. É preciso rever o sistema de saúde tão bonito que é vendido, que ele não é real. 

 

Comentário de Fábio Novo: Quase metade as UBS foi por Assis carvalho, as UPAS, foi no governo da Dilma. Não temos políticas para atender pessoas com deficiência em Teresina. Nossa gestão vai fazer e criar mais Ceir e criar na educação os centro especializados de educação que só tem um e é do estado. 

 

Pergunta do Jornalista Arimatea Carvalho para Simone Pereira, com comentários de Fábio Novo - Imagem 1

 

Réplica de Simone Pereira: O que acho importante, não adianta citar base físicas, sem prepará la para receber a população, responsabilidade de chamar nossa bancada para atrair investimentos, responsabilidade de fazer uma Teresina melhor é de todos. Essa cidade que estão querendo vender para gente ela não existe.

Amadeu Campos direciona pergunta para Dr. Pessoa e Simone Pereira comenta

O jornalista Amadeu Campos direcionou sua pergunta para o candidato à prefeitura de Teresina, Dr. Pessoa, com comentários de Simone Pereira, feitos através de sorteio.

“O senhor disputou a eleição de 2016, largou bem, chegou a ir para liderança, em 2018 também alcançou bons números, mas não chegou ao segundo turno. Nessa eleição será diferente?”

Resposta de Dr. Pessoa: Com certeza, a história está dizendo isso, agora eu espero que a justiça observe esse detentor da constituição e das leis porque em 2016 eu perdi não foi porque o povo de Teresina quis, foram os roedores da democracia que me tomaram, agora estou mais precavido, agora estou com um time que está monitorando, estamos firmes, nós vamos ganhar as eleições, a partir do dia 1º de janeiro estarei administrando Teresina, estamos trabalhando com uma equipe equilibrada e competente com um olhar forte para a economia, o povo quer a mudança.

Crédito: Portal Meio NorteCrédito: Portal Meio Norte

Comentário de Simone Pereira: Eu vejo que a população de Teresina vive um momento diferente, um momento que as pessoas anseiam por mudança. As pessoas se questionam porque o sistema de drenagem de Teresina nunca foi resolvido, porque as galerias nunca foram feitas, podemos falar da tragédia do Parque Rodoviário, eu não sei até que ponto de fato se conhece realmente essa cidade, eu não sei até que ponto essa gestão é real.

Réplica de Dr. Pessoa: Nós vamos fazer uma reforma administrativa eficiente para ter eficácia, vamos investir nas prioridades que o povo clama, principalmente na saúde, vamos investir na zona rural, estamos cansados de ver falácias dizendo que em Teresina está tudo bem, nós vamos fazer diferente porque vamos ter uma equipe capacitada e qualificada.

Fábio Abreu responde pergunta de Ananias Ribeiro e Dr. Pessoa é sorteado para comentar

Fábio Abre responde pergunta do jornalista Ananias Ribeiro e Dr. Pessoa é sorteado para comentar. 

Pergunta do jornalista: A violência da grandes cidades chegou até aqui e alguns creditam ao senhor esse problema, lembrando o tempo da secretaria de segurança. Na prefeitura o que o senhor fará de diferente?

 

Resposta de Fábio Abreu:  Um assunto que já foi bastante discutido aqui. Nós temos um problema que é nacional, que aqui tem sido combatido de forma exemplar pelos policiais da área da inteligência. Precisamos fazer uma ação de prevenção, trabalhar o diálogo como gestor, projetos dialogados com a população e outras entidades. Sozinha ninguém consegue resolver. Gestão Atual cruzou os braços para o problema, que já deveria ter sido enfrentado em conjunto. A solução é propor essas parcerias e acima de tudo, a prevenção. Nossos projetos serão participativos. 

 

Comentário de Dr. Pessoa:  Minha formação é muito da prevenção, que tá na linha de frente, mas vamos para o combate. O povo está clamando e pedindo. Nós vamos também trabalhar integrado com os demais governos, dando emprego e renda e escola de qualidade, pois do jeito que está é faz de conta. 

Fábio Abreu responde pergunta de Ananias Ribeiro e Dr. Pessoa é sorteado para comentar  - Imagem 1

 

Réplica Fábio Abreu:  Um exemplo claro, que utilizando a estrutura do município e estado você previne a violência: construir estruturas onde as pessoas são mais fragilizadas. É a mesma coisa que estaremos fazendo. O teresinenses que moram nas áreas rurais merecem uma estrutura de qualidade. Essa ação efetiva faz com que o cidadão que estava excluído, volta a amar o município que ele vive. 

Lucineide Barros responde pergunta de Ananias Ribeiro e Fábio Abreu comenta

O jornalista Ananias Ribeiro perguntou para a candidata Lucineide Barros e teve Fábio Abreu para fazer comentários. “Em nível nacional o PSOL tem questionado ações do governo Bolsonaro na justiça, constantemente o presidente e ministro são alvos de ações judiciais. Em Teresina o PSOL representou contra alguma ação da prefeitura nesses anos de gestão tucana? Qual tem sido o trabalho do partido?”.

Resposta de Lucineide Barros: Nós temos uma bancada nacional pequena, porém vigilante, essa bancada inclusive ajudou a garantir que o auxílio emergencial saísse dos míseros 300 reais que o governo propôs inicialmente. Temos um grande compromisso com a população quando a população está na verdade vivendo os problemas das dores no enfrentamento a pandemia. Nós não temos em Teresina privilegiado a ação pelo campo jurídico, a ação que nós estamos empreendendo ao longo do tempo, andando lado a lado com as organizações, temos reivindicado sistematicamente condições para fazer o controle social o que não é fácil porque falta transparência.

Fábio Abreu comenta: Eu entendo que não é mais tempo de recorrer judicialmente, o recurso vai ser para população de Teresina e eu não tenho dúvidas que a proposta da população de Teresina é pela mudança. 85% da população reclamam da saúde e se nos levarmos em consideração a pesquisa que trata do transporte é quase 100% das pessoas. A população vai ser o grande juiz desse momento e sem dúvida nenhuma vamos praticar a alternância do poder que está mais de 40 anos com o mesmo grupo.

Réplica de Lucineide Barros: Nós temos dificuldade de dialogar com os poderes e de ter neles a sensibilidade para a escuta dos setores populares, não é fácil mover as ações considerando às custas dos processos. O que nós temos reivindicando a questão do poder popular, que invista na possibilidade da elevação da consciência, temos nos preparado para enfrentar essa administração. 

Kleber Montezuma responde pergunta de Arimatea Carvalho, Lucineide Barros comenta

Kleber Montezuma responde pergunta de Arimatea Carvalho, Lucineide Barros comenta neste bloco. 

 

Pergunta do jornalista: O que o senhor tem a  dizer para a parcela de Teresinense que falam em mudanças, mas utilizam do termo mudar, mas o senhor está em um gestão que está a três décadas no poder. Continuísmo versus mudança. Gostaria que o senhor comentasse. 

 

Resposta de Kléber Montezuma: Tenho orgulho de dizer que faço parte desta gestão. Me sinto preparado de fazer as mudanças necessárias, pois é isso que Teresina quer. Temos a melhor educação entre as capitais brasileiras. Precisamos melhorar ainda mais para Teresina chegar a terceira medalha de ouro, trabalhando com nossos professores. Vamos melhorar a área da saúde, com a telemedicina, que que vai se consolidar e ampliar comigo. Os investimentos na saúde serão feitos, como o hospital da mulher, Na regularização fundiária, vamos fazer mais 20 mil aqui em Teresina, benefício para 100 mil pessoas com o programa. Melhorar escolas em tempo integral e ampliá-las, renovamos nosso compromisso e posição de fazer mais e melhor. 

 

Lucineide Barros comenta: A maior parte das pessoas que conversamos, elas dizem sobre desemprego, falta de comida, distanciamento do poder público, e mesmo     que essa fosse a melhor gestão, estamos em um  regime democratico, que precisamos fazer que o poder se distribua e que alcance novas experiências, e é nisso que vemos  a necessidade de mudar. 

 

 

Réplica de Kleber Montezuma: Temos dois modelos de gestão que são discutidos aqui, um da PMT que as escolas, saúde, limpeza funcionem e claro que preciso melhorar e vai melhorar. E tem o modelo do governador Wellington Dias. Olha com funciona as escolas, segurança do estado e olha como funciona na prefeitura. A cidade vai decidir o melhor.

 

 

Gessy Fonseca responde pergunta de Sávia Barreto e Kleber Montezuma comenta

A candidata Gessy Fonseca, do PSC, respondeu a pergunta da jornalista Sávia Barreto e Kleber Montezuma comentou. “Uma das suas plataformas de campanha é o empreendedorismo, sempre quando se fala ao incentivo também se cita a desburocratização, queria saber que leis precisam ser revistas aqui em Teresina, quais mudanças devem ser feitas?”

Resposta de Gessy Fonseca: Uma das grandes dificuldades de empreender na nossa cidade é que muitos imóveis não possuem IPTU, se não tem IPTU não tem como registrar uma empresa e não tem como empreender, a regularização desses imóveis vai cumprir com a economia da cidade, uma das grandes burocracias de se empreender na nossa cidade é em relação aos alvarás, muita falta de informação, eu passei por isso. Conheço de perto a realidade de se abrir uma empresa na cidade, de se empreender, essa sim é minha plataforma de campanha, é facilitar, apoiar você que tem vontade de abrir o seu pequeno negócio, meu trabalho vai ser para te formalizar, oferecendo uma capacitação. Todo apoio e incentivo a prefeitura vai dar a partir do momento que eu chegar à prefeitura.

Comentário de Kleber Montezuma: Meu plano de governo está registrado, nós vamos trabalhar com regularização de terrenos, imóveis, tenho experiência em trabalhar, quando fui secretário fiz isso com toda uma equipe da prefeitura, milhares de famílias terão seus terrenos regularizados no ano que vem, vamos também promover a criação de um ambiente de negócio favorável ao setor produtivo, terá nossa parte todo incentivo em todas as áreas da prefeitura.

Réplica de Gessy Fonseca: O micro e pequeno empreendedor é responsável por gerar 50% dos empregos formais no Brasil, quando nós incentivamos e apoiamos o empreendedorismo estamos contribuindo para a geração de emprego.

Mário Rogério responde pergunta de Amadeu Campos e Gessy Fonseca comenta

Mário Rogério responde pergunta do jornalista Amadeu Campos e Gessy Fonseca irá comentar desta vez. 

 

Pergunta do jornalista: o senhor é jornalista, mas não tem experiência em gestão pública. O senhor vai aprender fazendo? como será?

 

Resposta de Mário Rogério: O fato de não termos experiência, não dificultar nosso trabalho, acho inclusive que facilita, tendo uma visão externa que nós temos, pois chegaremos com um outro olhar. Não temos, porém temos todo um trabalho de receber da população, ideias, sugestões e isso sem dúvida enriquece esse nosso conhecimento para administrar a capital. Temos uma visão da cidade e seus segmentos. Temos uma visão geral. Acompanhei o crescimento da cidade. Vemos a falta de estrutura para podermos atender as demandas. Não teremos problema.

 Mário Rogério responde pergunta de Amadeu Campos e Gessy Fonseca  comenta - Imagem 1

Gessy Fonseca comenta: falta de experiência não é um fator determinante para se credenciar um gestor. Tenho Experiencia da minha vida, como gestora que trabalha desde criança e que sabe das dificuldades de empreender nessa cidade. As dificuldades dos usuários do transporte coletivo, onde as pessoas quase caem pelas janelas. Tenho experiências de cidadã que vai trabalhar para uma Teresina melhor e justa.

 

Réplica Mario Rogerio: A gente que mora nessa cidade e  acompanha o crescimento da cidade e com o trabalho que desenvolvimento, é como se tivermos em uma faculdade de administração. Tivemos a honra de acompanhar a fase de maior expansionismo urbano que o brasil vivenciou, que foi na década de 80. A gente sabe que precisa fazer alguma coisa para melhorar. 

Major Diego responde pergunta de Sávia Barreto e Mário Rogério comenta

O candidato Major Diego respondeu a pergunta da jornalista Sávia Barreto e através de sorteio, o candidato Mário Rogério comentou. “O senhor é aliado politicamente ao presidente Jair Bolsonaro que na campanha prometeu enxugar a quantidade de ministérios para 15. Você também disse que vai enxugar a quantidade de secretarias. Quais pastas você deve cortar??”

Resposta de Major Diego: Apoiamos o presidente Bolsonaro com muito orgulho, rodamos todo o Piauí defendendo o presidente, sabemos das dificuldades que ele tem para governar o Brasil, mas o país tem avançado, as pessoas iam passar fome nessa pandemia por conta da irresponsabilidade de prefeitos e governadores e ele fez o auxílio emergencial que levou comida para a casa dos brasileiros, queremos fazer uma redução dos gastos públicos, propomos reduzir as atuais 30 secretarias, muitas delas meros cabides de empregos, vamos criar secretarias para a população, seis de gestão e controle e nove para politicas públicas e isso tudo com as economias que vamos fazer e gerar com a diminuição do número de secretarias assim como fez Bolsonaro.

Comentário de Mário Rogério: A gente pretende também fazer uma reforma administrativa para reduzir o tamanho da prefeitura e aumentar em outros segmentos, quero me dirigir especialmente ao pessoal do vale do gavião, satélite, Planalto Uruguai, vamos criar a SDU Nordeste, entendemos que hoje essas áreas estão sub atendidas por conta do tamanho das áreas que tem que ser atendidas pelas SDUs.

Réplica de Major Diego: Precisamos reduzir a quantidade de secretarias, monitorar os vereadores que saem da sua função para virar secretários, a função do vereador é legislar e fiscalizar, comigo na prefeitura vamos apresentar nomes que se colocam a disposição da prefeitura, fiscalizar os gastos públicos e estar lá como fiscal do povo, queremos fazer uma gestão voltada para o povo de bem.

Fábio Sérvio responde a pergunta do jornalista Arimatea Carvalho, com comentários de Major Diego Melo

Neste bloco, o candidato Fábio Sérvio respondeu ao questionamento do jornalista Arimatea Carvalho, com comentários de Major Diego Melo. 

Fábio Sérvio responde a pergunta do jornalista Arimatea Carvalho, comentários de Major Diego Melo

 

Pergunta do jornalista: Que medidas o senhor vai tomar para evitar uma crescente violência na cidade? o senhor pretende reforçar a guarda municipal? criar uma pasta específica? atuar junto ao governo do estado? A segurança é o principal problema que a cidade enfrenta. 

 

Resposta de Fábio Sérvio: Assim como tudo na vida, temos o que é urgente e importante. O que é urgente é olhar para essa situação que vai se agravar. Investir na capacitação constante e aumento da GCM trazer para perto as Policiais Civis e Militares. Aumentar a capacidade  de atuação. Existem experiencia como todo mundo, quando se trabalha com dados e investimento em tecnologia, os resultados vêm mais rápidos. Acho que o tribunal de contas deviam investigar o custo da PMT e como ta sendo gasto. A maneira como gasta, que é estranho a forma como é feita. Se conectar com estado e pessoas, soluções simple, como tecnologia, monitoramento, presença nas escolas, praças. 

 

Fábio Sérvio responde a pergunta do jornalista Arimatea Carvalho, com comentários de Major Diego Melo - Imagem 1

 

Comentários de Major Diego Melo: A melhor maneira de escravizar um povo é desarmá-lo e colocá lo na miséria. Vivemos isso no Piauí. O povo vive na miséria e sem segurança. Gestão foi um desastre, trouxe  facções para a capital, tornando-a super perigosa. Queremos fazer o policiamento aéreo como existia antes da atual gestão. 

 

Réplica Fábio Sérvio: A gente observa que não é preciso fazer milagre e sim o que está disponível e trazer resultados com isso. Ninguém falou em tecnologia em startups. O que se busca sempre é o custo maior e o que se dar mais buruca fria e assim que acontece os desvios, onde a sociedade perde e os municípios ganham.