Professores dizem que 2º dia teve questões sobre desastre de Mariana, Copa do Brasil e dengue
A segunda prova do Enem 2021, realizado neste domingo (28), trouxe questões sobre o desastre de Mariana (MG), Copa do Brasil, dengue e ebola.
Questões sobre pandemia e vacinação ficaram de fora do exame, que contou com 45 perguntas sobre matemática e ciências da Natureza, de acordo com professores. A questão sobre Mariana tratava dos impactos em Abrolhos (Bahia) do rompimento da barragem que fica em Minas Gerais, a centenas de quilômetros de distância, segundo Gabryel Real, gerente de Processos Avaliativos do SAS Plataforma de Educação.
Estudantes realizam segundo dia de provas do Enem neste domingo - Foto: Tiago Ghizoni/NSC
A Copa do Brasil apareceu em uma questão de matemática sobre combinação e probabilidade. Em química, houve poucas questões que envolvessem contas, diz o professor Allan Rodrigues. "Boa distribuição na prova de química envolvendo estequiometria clássica, análise de pH, reação de neutralização, pilha com interdisciplinaridade com física, titulação, saponificação, esterificação, ou seja, sem predominância de setor específico, diz Rener Ribeiro, do Seb Lafaiete. Em biologia, os temas predominantes foram botânica, ecologia e citologia (estudo das células), segundo o professor da Seb Lafaiete Aldo César Poltronieri.
Já a prova de matemática foi considerada mais complicada do que a de anos anteriores pela professora Mayara de Souza. Também houve questões em matemática sobre o nível dos reservatórios de água e sobre como os aplicativos de reserva de hospedagem definem os preços mediante oferta e demanda.




