TRABALHO CUMPRIDO

O secretário de cultura, Rodrigo Amorim, em entrevista ao MeioNews comentou sobre o sucesso das prévias de Carnaval em Teresina.

“Hoje estamos muito felizes em encerrar o último dia das prévias com o“É o Tchan", nesta segunda-feira, aqui na Marechal, que está completamente lotada. O público veio prestigiar, e isso mostra que estamos consolidando um projeto importante, não apenas para Teresina, mas para todo o estado do Piauí.

De acordo com ele, a meta é expandir cada vez mais as festas carnavalescas. Ainda segundo o secretário, o fermento da cultura é uma das principais pautas para 2026.

"Acreditamos que, a partir daqui, será possível crescer cada vez mais com iniciativas como essa, fortalecendo as prévias, a Feira na Praça, o projeto Boca da Noite e também a descentralização, levando o projeto para outras cidades", destacou.

Foto: Raíssa MoraisFoto: Raíssa Morais

É O TCHAN JÁ NO TRIO

A dupla composta por Compadre Washington e Beto Jamaica já estão posicionados no trio elétrico para finalizar as prévias carnavalescas de Teresina com chave de ouro. O show desta noite promete com grandes hits nostálgicos que vai levantar os foliões.

Com a chegada dos artistas foi impossível alguém ficar parado. 

Quem passa por aqui já vê de longe a animação dos foliões que começaram a festejar antes mesmo da chegada dos cantores baianos.

Foto: Cecília BrandãoFoto: Cecília Brandão

É O TCHAN FECHA COM CHAVE DE OURO

Em entrevista à Rede Meio Norte, a dupla que se prepara para subir ao palco, Compadre Washington e Beto Jamaica, expressaram a felicidade de cantar para os foliões no último dia de prévias do Carnaval no Centro.

''Pra gente é uma honra e um privilegio encerrar essa festa maravilhosa em plena segunda-feira, debaixo de chuva, com o pessoal ai colado pra segurar o Tchan com a gente, então a gente que agradece pelo carinho do povo daqui, que sempre prestigiou a gente'', disse Compadre Washington.

REENCONTRO!

Sobre um possível reencontro com todos os integrantes que já passaram pelo grupo, Beto Jamaica afirmou que essa é uma pergunta frequente que o fãs fazem e que pode sim haver mais um reencontro.

''É difícil juntar todo mundo, vocês sabem que cada um teu seu trabalho, cada um tem sua história e ai fica um pouco difícil, mas a gente pretende fazer os 35 ou 40 anos de É o Tchan. E se a gente conseguir juntar todo mundo vai ser bacana, vai ser outro reencontro maravilhoso e com certeza a gente vai parar esse Brasil de novo com É o Tchan, e a gente vai continuar amando eles, fazendo festa pra eles, porque o grupo é celebração, alegria, paz, é povo e é renovação", disse.

Foto: Raíssa Morais Foto: Raíssa Morais 

FOLIÕES DE OUTRAS CIDADES

A atração carnavalesca reuniu foliões de diversas cidades do Piauí. Entre os grupos presentes estava o bloco “Kiloucura”, vindo de Manoel Emídio, formado por familiares e amigos.

Emanoela contou que o bloco nasceu em 2023 e que, neste ano, o grupo decidiu combinar a vinda para a capital para curtir a festa juntos. Fã do grupo É o Tchan, ela afirmou que a expectativa era aproveitar o momento e revelou que sua música preferida é “Pau Que Nasce Torto Nunca Se Endireita”.

Foto: Cecília BrandãoFoto: Cecília Brandão

Programação para toda família

Além da música e da folia, o Carnaval no Centro de Teresina também se destacou pela participação das famílias. Rafaela, mãe de Nicolas, de 5 anos, mantém a tradição de levar o filho todos os anos para o Carnaval de rua, ressaltando a animação do pequeno. “Ele é muito animado, adora dançar”, disse.

Segundo ela, a segurança do evento, com presença policial, contribui para que pais se sintam tranquilos em levar crianças. Nicolas, empolgado, afirmou que pretende dançar bastante durante a festa.

Foto: Cecília Brandão Foto: Cecília Brandão 

Foliã se destaca com look inspirado no “É o Tchan”

As fantasias elaboradas também fizeram parte da programação carnavalesca no Centro de Teresina. Entre os destaques esteve a jovem Maria Yarla, que escolheu uma fantasia de “princesinha”, inspirada no grupo “É o Tchan”.

Segundo ela, a ideia surgiu após publicar um vídeo nas redes sociais afirmando que iria ao event. “É a música deles que tá no auge. Eu disse que, se viesse, vinha fantasiada de princesinha”, contou. Fã das músicas e coreografias, Maria Yarla afirmou estar animada. A música preferida da jovem é “Pau que nasce torto”.

Foto: Cecília Brandão Foto: Cecília Brandão 

Campanha incentiva denúncia e reforça acolhimento a vítimas durante festas de Carnaval

Em períodos festivos como o Carnaval não há dúvidas que a segurança das mulheres deve ser colocada em primeiro lugar. Se divertir e ao mesmo tempo se sentir segura ao frequentar ambientes com grande incidência de pessoas é um fato determinante quando se trata de um Carnaval leve e seguro.

Juliana Areia e outras mulheres estão presentes no evento com o intuito de levar conscientização às mulheres. Demonstrando Carnaval não é sinônimo de liberdade para desrespeitar o outro.

“A gente está realizando uma campanha na OAB, em parceria com o POMAT, contra a importunação sexual no Carnaval. O objetivo é estimular a denúncia e orientar como ela deve ser feita. Por isso, os policiais que estarão presentes estão preparados para acolher essas pessoas e receber as denúncias”, destacou.

(Foto: Foto: Brígida Lira)  (Foto: Foto: Brígida Lira)  

FOMENTO NA RENDA DE TRABALHADORES

A venda independente de bebidas tem sido uma alternativa de renda para trabalhadores informais no Carnaval de Teresina. O estudante Francisco Monteiro conta que a iniciativa surgiu da necessidade de ajudar a custear as despesas da faculdade.

Ele trabalha ao lado de uma amiga, que também é universitária, e aposta em estratégias como o uso de pagamento por cartão e a circulação pelo espaço da festa para alcançar o público. “Se o palco tá em um lugar, a gente vai até o cliente”, afirmou.

Foto: Cecília BrandãoFoto: Cecília Brandão

Geração de renda

Quem já está com a animação lá em cima é a vendedora de drinks, Roselene dos Santos. De acordo com ela, as expectativas de vendas são as melhores. Ao MeioNews, ela destacou que o primeiro dia de pré-carnaval na Avenida Marechal foi um sucesso e espera reproduzir os feitos no encerramento do evento.

 “A expectativa é muito forte! Hoje tem uma esperança muito grande, graças a Deus! Estou com fé! Dá para tirar uma rendinha,” afirmou.

(Foto: Foto: Brígida Lira)  (Foto: Foto: Brígida Lira)  

Pré-Carnaval de Teresina movimenta comércio informal com venda de alimentos

A venda de comidas movimentou o segundo dia de prévias do Carnaval no Centro de Teresina. Vendedores ambulantes aproveitaram o fluxo de foliões para garantir uma renda extra durante a festa.

A comerciante Patrícia Ferreira, que há anos trabalha no Carnaval, afirmou que a expectativa de vendas é positiva, mesmo com a possibilidade de chuva. Segundo ela, o empreendimento é familiar e ajuda no sustento da casa, com a venda de alimentos como cachorro-quente e batata para o público que acompanha os shows.

(Foto: Foto: Brígida Lira) (Foto: Foto: Brígida Lira)