17° Prêmio Piauí de Inclusão Social

Acontece nesta terça-feira (22), a solenidade que vai revelar os premiados da 17ª edição do Prêmio Piauí de Inclusão Social - O Campeonato do Bem.

Governador Wellington Dias enaltece Prêmio Piauí de Inclusão Social

O Governador Wellington Dias esteve presente na solenidade de entrega dos prêmios na 17ª edição do Prêmio Piauí de Inclusão Social. Ao final do evento, o gestor discursou e enalteceu a importância de destacar os projetos do Estado.

“Hoje estava em uma agenda em Brasília preocupado se ia dar conta de chegar a tempo de partilhar esse momento, quero saudar a todos e eu digo que todos que participaram aqui, com certeza, merecem prêmios, são trabalhos extraordinários, eu sei que as vezes a gente para e fica achando que a humanidade não tem jeito, a gente vê tanta coisa ruim que acontece, pessoas com maldade, situações que nos deixam aflitos, sem conseguir entender, e nessas horas eu que viajo muito pelo Piauí fico me lembrando de tantas pessoas como vocês que chegaram aqui a essa final a partir dos jurados”, declarou.

“Eu peço muitas bençãos de Deus porque todos vocês merecem o carinho e aplausos, como cristão eu sei a importância do ensinamento feito por Jesus Cristo quando é perguntado qual é a lei maior, ele de forma muito simples resume: primeiro amar a Deus sobre todas as coisas e segundo amar ao próximo. É tão simples quando alguém faz o bem para o outro, é claro que o outro ou a outra ficam felizes, mas a gente muito mais. Quero nessa oportunidade agradecer, agora dia 31 eu estou renunciando ao mandato, mas não poderia deixar de vir aqui nesse momento para agradecer em nome de cada uma das entidades seja do setor público, privado, entidades não governamentais. Com essas palavras peço a Deus que possa retribuir cada um de vocês com muitas vitórias e felicidade”, finalizou.

Foto: Raíssa MoraisFoto: Raíssa Morais

Lívia Guimarães lança a 18ª etapa do Prêmio Piauí de Inclusão Social

Lívia Guimarães, diretora-presidente do Grupo Meio Norte de Comunicação, discursou no final da solenidade e realizou o lançamento da 18ª etapa do Prêmio Piauí de Inclusão Social, a ser iniciada no próximo mês de maio. “Aos dezoito anos, o prêmio ganha ainda maior impulso e grande responsabilidade”, enfatizou. 

Confira o discurso completo da gestora:

Desejo, ao iniciar, expressar nossos agradecimentos aos que vieram prestigiar esse evento e, mais do que tudo, manifestar sua atenção e sua simpatia às ações desenvolvidas ao longo desses 17 anos pelo Prêmio Piauí de Inclusão. Alegra-nos e nos anima observar que estamos, aos poucos, de maneira gradual e responsável, voltando ao convívio social, dentro desse espaço maravilhoso, o Centro de Convenções de Teresina, refeito, renovado e ampliado para alegria da nossa gente.

Este prêmio pertence a cada um dos que colocaram a julgamento as suas iniciativas em favor da comunidade. E, igualmente, aos quase 400 projetos e ações que concorreram nesses 17 anos. Exemplos vencedores nas últimas edições, como o “Muito Além de um Câncer: casa de acolhimento”, “Sou Zero Cárie”, “Biblioteca Comunitária Bruno Soares”, “Música Eficiente” e de cada iniciativa ouvida hoje nesse ‘Campeonato do Bem’. Em nome do ganhador Programa Abrace Nós, gostaria de parabenizar a cada entidade e voluntário de causas tão nobres que abrilhantam, impulsionam, acolhem e engrandecem nossa sociedade. 

Foto: Raíssa MoraisFoto: Raíssa Morais

Ao ouvir cada uma dessas iniciativas ao longo de todos esses anos, sou tomada de incentivo e desejo de contribuir.  "O que posso fazer para ajudar nesse momento? O que eu, na posição que ocupo na minha família, no meu trabalho, na sociedade, o que posso fazer para contribuir com o bem-estar e saúde das pessoas?"  São algumas das perguntas que me faço. Somos responsáveis pelo presente e passado mas, especialmente, pelo futuro que hoje semeamos. A solidariedade é transformadora e creio que podemos e devemos fazer o bem sempre que possível. Considero, assim, que esta noite é de puro reconhecimento, partilha e reflexão.

É também uma noite para celebrar o esforço, talento e abnegação dos queridos colegas do Grupo Meio Norte de Comunicação de repórteres a produtores, editores, fotógrafos, cinegrafistas, que põe amor nessa missão de fazer bem o bem que realizam. Manifestar também o merecido agradecimento ao governador Wellington Dias, um entusiasta desde o primeiro instante em evidenciar e valorizar atitudes e ações de desenvolvimento social do nosso estado. 

Agradecer aos diversos integrantes do júri especial, coordenado pela Fundação CEPRO, formado por instituições conceituadas na sociedade, dentre elas, Universidade Federal e Estadual do Piauí, Embrapa Meio Norte, SEST/SENAT, Sindicato dos Jornalistas, SINE, SEBRAE e Federação das Indústrias do Piauí, que a cada ano avalia todos os casos veiculados no decorrer desse tempo e indica à coordenação do Prêmio os escolhidos para cada uma das categorias.

Foto: Raíssa MoraisFoto: Raíssa Morais

Mas existe uma razão especial para nossa alegria nesta noite. É que, também hoje, estamos fazendo o lançamento da 18ª etapa do Inclusão Social, a ser iniciada no próximo mês de maio. Isto significa dizer que o nosso Campeonato do Bem ganhou maioridade. Aos dezoito anos, o prêmio ganha ainda maior impulso e grande responsabilidade. E, para tanto, estará voltado para os jovens, porque são exatamente eles os mais afetados em toda a extensão dessa pandemia do coronavírus, que desde março de 2020 afeta a vida de todos.

Para finalizar, conforta-nos testemunhar, como gestores de meios de comunicação, que a imprensa cumpre papel revelante como prestador de serviço público, dando às pessoas não apenas o sagrado direito de ter a informação correta, mas, igualmente, de propiciar a construção da cidadania, buscando corrigir desigualdades e injustiças, como bem espelha o nosso Prêmio Piauí de Inclusão Social.  

Tenhamos, todos, congraçados e alegres, uma noite de festa, entusiasmo, partilha e esperança. 

Lívia Guimarães 

Presidente do Grupo Meio Norte

Programa Abrace Nós é o grande vencedor da noite

O Programa Abrace Nós: Inclua e Capacite, conquistou o troféu na categoria governamental e por ter acumulado o maior número de pontos da comissão julgadora.  Foi o grande vencedor do Prêmio Piauí de Inclusão Social. O programa que tem como principal objetivo promover a inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho, foi reconhecido como um  espaço de referência na adesão das pessoas com deficiência em postos de trabalho.

 

Programa Abrace Nós é o grande vencedor da noite (Foto: Raíssa Morais)Programa Abrace Nós é o grande vencedor da noite (Foto: Raíssa Morais)

O Abrace Nós, através da articulação entre a rede socioassistencial e intersetorial, realiza ainda palestras e encontros territoriais e no intuito de sensibilizar e promover diálogos sobre inclusão e acessibilidade. Dentre as atividades do programa, destacam-se: a mediação para acesso a cursos e capacitações, o mapeamento e encaminhamento para oportunidades de emprego através de parcerias com empresas e instituições, bem como, acesso à rede socioassistencial, com acompanhamento de intérprete.

 

O Programa Abrace Nós é uma iniciativa da Semcaspi, por meio das gerências de Proteção Social Básica e de Políticas Integradas. “Estou triplamente feliz. Agradecer a toda equipe da Semcaspi que todos dias cumprem essa missão. Em servir o próximo. Um prêmio desse só dá mais entusiamos, motivação. Nosso muito obrigado”, disse Allan Cavalcante. 

Programa Abrace Nós é o grande vencedor da noite (Foto: Raíssa Morais)Programa Abrace Nós é o grande vencedor da noite (Foto: Raíssa Morais)

 

Projeto de responsabilidade ambiental - Hot Sat leva prêmio na categoria Empresa

O Grupo Hot Sat é uma marca gigante do mercado de eletrônicos e tecnologia nacional com sede no Piauí. Com um case de produtos e serviços com qualidade de ponta, a empresa tem uma grande preocupação: a qualidade de vida das pessoas com relação ao meio ambiente. A criação de um "pulmão verde" em Teresina levou o grupo a receber o Prêmio Piauí de Inclusão Social na categoria empresa.

Proteger e preservar áreas verdes é uma missão do empresário Raimundo Nonato de Albuquerque. Apaixonado por comunicação, tecnologia e boas práticas para manter a natureza em equilíbrio, Raimundo Nonato de Albuquerque, afirma que sempre teve fascinação com o plantio de árvores frutíferas.

Foto: Raíssa MoraisFoto: Raíssa Morais

“Quero agradecer a Deus por estar aqui, ao Grupo Meio Norte que admiro tanto, as nossas autoridades. Em Teresina a gente além de cuidar do grupo nós nos preocupamos com o meio ambiente, convido a todos a conhecer o pulmão de Teresina, são mais de 2 mil árvores plantadas no centro de Teresina, já temos árvores com 25 metros de altura. Estou emocionado, muito obrigado”, afirmou o empresário Raimundo Nonato Albuquerque.

“Meu pai é fascinado pela natureza, tudo na vida dele tem que ter uma planta no meio, essa homenagem nesse nível do meu pai ser reconhecido por algo que eu acompanhei desde criança, estou muito feliz, isso não tem preço”, disse Raimundo de Albuquerque Júnior, CEO do Grupo Hot Sat. 

Foto: Raíssa MoraisFoto: Raíssa Morais

Fraternidade - Amor é a Resposta vence na categoria ONG

Quem passa pela rua, vê o ar alegre que o espaço tem. Murais coloridos, sorrisos de crianças no pátio e o portão sempre aberto que remete ao acolhimento do local a quem está em situação de rua. Este é um dos objetivos da organização não governamental Fraternidade O Amor é a Resposta, que levou o prêmio na categoria. O projeto oferece diferentes atividades para crianças e intervenção comunitária. A iniciativa levou a categoria ONG. 

 

A Fraternidade o Amor é a Resposta atua com diversas ações na Vila Ferroviária e no Conjunto Murilo Resende, bairro Ilhotas, zona Sul de Teresina. Hoje, 350 crianças de 3 a 14 anos de idade, são assistidas.  O projeto fomenta o desenvolvimento das potencialidades, criatividade e a auto aprendizagem das crianças, oferecendo atividades recreativas como judô, skate e balé. O projeto iniciou em 2007 com total apoio dos moradores, além da parceria com o Rotary Clube Piçarra.

Fraternidade - Amor é a Resposta vence na categoria ONG  (Foto: Raíssa Morais)Fraternidade - Amor é a Resposta vence na categoria ONG  (Foto: Raíssa Morais)

“Eu sempre falo que o projeto é voltado para uma atenção integral das crianças e adolescentes. A gente tenta ter uma visão geral de necessidades dessas pessoas que vivem em vulnerabilidade extrema. A gente trabalha na comunidade com um todo em geral Estou muito emocionada e grata por esse momento e sou moradora da Vila Ferroviária e posso dizer o impacto que tem na vida dessas crianças, onde elas podem vislumbrar outras realidades. A minha palavra é gratidão”, diz Crislaine Almeida, assistente social do projeto.

Fraternidade - Amor é a Resposta vence na categoria ONG  (Foto: Raíssa Morais)Fraternidade - Amor é a Resposta vence na categoria ONG  (Foto: Raíssa Morais)

 

Categoria Governamental foi para o projeto Abrace Nós - Semcaspi

O Programa Abrace Nós: Inclua e Capacite, conquistou o troféu na categoria governamental. O programa que tem como principal objetivo promover a inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho, foi reconhecido como um espaço de referência na adesão das pessoas com deficiência em postos de trabalho.

O Abrace Nós, através da articulação entre a rede socioassistencial e intersetorial, realiza ainda palestras e encontros territoriais e no intuito de sensibilizar e promover diálogos sobre inclusão e acessibilidade. Quem anunciou o prêmio foi o apresentador Ananias Ribeiro que foi entregue pela vice-governadora do Piauí, Regina Sousa, para Allan Cavalcante, secretário da Semcaspi e Janete Caminha, coordenadora do Programa Abrace Nós.

Foto: Raíssa MoraisFoto: Raíssa Morais

“Foi uma surpresa muito agradável, hoje nós inauguramos na Semcaspi uma nova sede do 'Abrace Nós' que tem uma missão linda de incluir, capacitar, abraçar essas pessoas com deficiência, pessoas feridas pelo preconceito e lá encontram amor, carinho e acolhimento. Queremos agradecer a todos e ao prefeito Dr. Pessoa por ter criado esse programa”, afirmou Allan Cavalcante.

“Muito obrigada, esse prêmio é para toda a equipe que não pode estar aqui, é o prêmio de todas aquelas pessoas com deficiência, que lá são acolhidas, ouvidas e bem recebidas, lá é a segunda casa dessas pessoas”, disse Janete. 

Foto: Raíssa MoraisFoto: Raíssa Morais

Lar Preciso Viver ganha na categoria Associação

A Associação Lar Preciso Viver, localizada na Rua Alagoas, 1850,  bairro Pirajá, zona Norte de Teresina, foi a vencedora na categoria Associação. Lar Preciso Viver atende e apoia gratuitamente pessoas com diagnóstico de câncer e em situação de vulnerabilidade e conquistou a maior nota, levando o troféu na categoria Associação no Prêmio Piauí de Inclusão Social 2021.

 

O grupo de voluntários que já costumava realizar atividades como visitas em hospitais, bairros, e associações beneficentes perceberam a dificuldade que as pessoas com câncer enfrentam para terem todas as suas necessidades básicas atendidas, principalmente pós-internação, já que a continuidade do tratamento e dos suplementos necessários é de custo elevado.

Lar Preciso Viver ganha na categoria Associação (Foto: Raíssa Morais)Lar Preciso Viver ganha na categoria Associação (Foto: Raíssa Morais)

 

“Eu vendi minha casa porque era sonho de realizar. Sempre trabalhei com projetos sociais e ajudar essas pessoas que precisam. Deus sempre tocou em meu cortação que tinha que fazer amigas. A gente sabe que hoje quando você recebe um diagnóstico com câncer é muito difícil. Damos todo o apoio. Eu realizei meu sonho de construir o projeto”, disse Antônio Resende, idealizador do projeto.

Lar Preciso Viver ganha na categoria Associação (Foto: Raíssa Morais)Lar Preciso Viver ganha na categoria Associação (Foto: Raíssa Morais)

 

 

 

 

 

 

 

Banda Vale do Gavião também ganha na Categoria Ação Individual

A categoria ação individual também premiou a Banda Vale do Gavião que é feita por uma juventude inspiradora. São 20 jovens que usam a música como trampolim para um futuro próspero. Ao som de trompetes, clarinetes e outros metais, a meninada encanta quem passa pela sede da Associação dos Moradores local, que apoia a iniciativa. A Banda foi uma das premiadas na categoria ação individual. Em uma região marcada pela violência, criminalidade e injustiças sociais, o grupo se reúne em um espaço modesto, resistindo ao calor e às adversidades da vida. Sob liderança dos professores Melque Gabriel e Jocerley Silva, esses meninos e meninas têm tudo para ir longe.

“A gente começou de uma forma muito simples, depois a gente foi conseguindo alguns instrumentos emprestados, aplicamos provas e selecionávamos alunos que tinham aptidão, mas depois fomos vendo que estavam procurando demais, precisávamos de mais estrutura, a gente se envolveu mais com a comunidade e temos esse sonho de implantar na nossa comunidade uma escola para servir para a juventude, é um negócio bem aberto, estamos aprendendo com os alunos, gostaria de agradecer a Deus por tudo isso, ao Grupo Meio Norte, a mãe dos alunos, vamos continuar lá com nosso trabalho de formiguinha”, declarou Melque Gabriel, um dos idealizadores do projeto.

Foto: Raíssa MoraisFoto: Raíssa Morais

Foto: Raíssa MoraisFoto: Raíssa Morais

O projeto Varal Solidário não enviou representantes para a solenidade, mas também foi contemplado com o prêmio e receberá a homenagem.

Clowns in Emergency

Quando confrontado com a dor de uma grande perda, Maycon Josan Sousa Costa, 32, decidiu transformar sua tristeza em uma forma de ajudar a tornar a vida melhor para crianças e adultos internados em hospitais. A iniciativa completa a trinca de vencedores da categoria individual. Formado em direito e artes cênicas, Maycon criou em Teresina o Clowns in Emergency (Palhaços na Emergência, em uma tradução livre). O projeto usa a música para contribuir com a humanização do atendimento hospitalar e social no Piauí e Maranhão.

 

Foi envolvendo a solidariedade e a empatia, valores essenciais nas relações humanas, que ele conquistou ferramentas de amparo para dar alento às pessoas que enfrentam momentos difíceis.

 

“É com maior prazer do mundo que o nosso projeto, com muito amor no coração, representando a palavra solidariedade, trazendo esperança para o coração das pessoas. Enquanto muitas pessoas estavam recolhidas por conta da pandemia, nosso projeto estava acolhendo. Obrigado!”, disse. 

Foto: Raíss MoraisFoto: Raíss Morais

Primeira categoria é anunciada com empate triplo: Ação Individual

O primeiro prêmio a ser divulgado na noite de hoje foi o da categoria Ação Individual, que de forma inédita, teve um empate triplo: Varal solidário, Clowns in Emergency e a Banda do Vale do Gavião foram os contemplados.

Primeira categoria é anunciada com empate triplo: Ação Individual (Foto: Raíssa Morais)Primeira categoria é anunciada com empate triplo: Ação Individual (Foto: Raíssa Morais)