Lívia Guimarães lança a 18ª etapa do Prêmio Piauí de Inclusão Social
Lívia Guimarães, diretora-presidente do Grupo Meio Norte de Comunicação, discursou no final da solenidade e realizou o lançamento da 18ª etapa do Prêmio Piauí de Inclusão Social, a ser iniciada no próximo mês de maio. “Aos dezoito anos, o prêmio ganha ainda maior impulso e grande responsabilidade”, enfatizou.
Confira o discurso completo da gestora:
Desejo, ao iniciar, expressar nossos agradecimentos aos que vieram prestigiar esse evento e, mais do que tudo, manifestar sua atenção e sua simpatia às ações desenvolvidas ao longo desses 17 anos pelo Prêmio Piauí de Inclusão. Alegra-nos e nos anima observar que estamos, aos poucos, de maneira gradual e responsável, voltando ao convívio social, dentro desse espaço maravilhoso, o Centro de Convenções de Teresina, refeito, renovado e ampliado para alegria da nossa gente.
Este prêmio pertence a cada um dos que colocaram a julgamento as suas iniciativas em favor da comunidade. E, igualmente, aos quase 400 projetos e ações que concorreram nesses 17 anos. Exemplos vencedores nas últimas edições, como o “Muito Além de um Câncer: casa de acolhimento”, “Sou Zero Cárie”, “Biblioteca Comunitária Bruno Soares”, “Música Eficiente” e de cada iniciativa ouvida hoje nesse ‘Campeonato do Bem’. Em nome do ganhador Programa Abrace Nós, gostaria de parabenizar a cada entidade e voluntário de causas tão nobres que abrilhantam, impulsionam, acolhem e engrandecem nossa sociedade.
Foto: Raíssa Morais
Ao ouvir cada uma dessas iniciativas ao longo de todos esses anos, sou tomada de incentivo e desejo de contribuir. "O que posso fazer para ajudar nesse momento? O que eu, na posição que ocupo na minha família, no meu trabalho, na sociedade, o que posso fazer para contribuir com o bem-estar e saúde das pessoas?" São algumas das perguntas que me faço. Somos responsáveis pelo presente e passado mas, especialmente, pelo futuro que hoje semeamos. A solidariedade é transformadora e creio que podemos e devemos fazer o bem sempre que possível. Considero, assim, que esta noite é de puro reconhecimento, partilha e reflexão.
É também uma noite para celebrar o esforço, talento e abnegação dos queridos colegas do Grupo Meio Norte de Comunicação de repórteres a produtores, editores, fotógrafos, cinegrafistas, que põe amor nessa missão de fazer bem o bem que realizam. Manifestar também o merecido agradecimento ao governador Wellington Dias, um entusiasta desde o primeiro instante em evidenciar e valorizar atitudes e ações de desenvolvimento social do nosso estado.
Agradecer aos diversos integrantes do júri especial, coordenado pela Fundação CEPRO, formado por instituições conceituadas na sociedade, dentre elas, Universidade Federal e Estadual do Piauí, Embrapa Meio Norte, SEST/SENAT, Sindicato dos Jornalistas, SINE, SEBRAE e Federação das Indústrias do Piauí, que a cada ano avalia todos os casos veiculados no decorrer desse tempo e indica à coordenação do Prêmio os escolhidos para cada uma das categorias.
Foto: Raíssa Morais
Mas existe uma razão especial para nossa alegria nesta noite. É que, também hoje, estamos fazendo o lançamento da 18ª etapa do Inclusão Social, a ser iniciada no próximo mês de maio. Isto significa dizer que o nosso Campeonato do Bem ganhou maioridade. Aos dezoito anos, o prêmio ganha ainda maior impulso e grande responsabilidade. E, para tanto, estará voltado para os jovens, porque são exatamente eles os mais afetados em toda a extensão dessa pandemia do coronavírus, que desde março de 2020 afeta a vida de todos.
Para finalizar, conforta-nos testemunhar, como gestores de meios de comunicação, que a imprensa cumpre papel revelante como prestador de serviço público, dando às pessoas não apenas o sagrado direito de ter a informação correta, mas, igualmente, de propiciar a construção da cidadania, buscando corrigir desigualdades e injustiças, como bem espelha o nosso Prêmio Piauí de Inclusão Social.
Tenhamos, todos, congraçados e alegres, uma noite de festa, entusiasmo, partilha e esperança.
Lívia Guimarães
Presidente do Grupo Meio Norte