Com o tema “Consolidar o SUAS – Sistema Único de Assistência Social – de vez rumo a 2026”, o Conselho Municipal de Assistência Social e a Prefeitura de Vila Nova realizaram na ultima terça feira (25), no Ponto de Cultura Cidade poesia, a IX Conferência Municipal de Assistência Social. O objetivo do evento, direcionado aos usuários, trabalhadores, entidades, organizações da sociedade civil e governo foi discutir, avaliar e propor diretrizes para a efetivação do Sistema Único de Assistência Social.
“A Conferência de Assistência Social é um importante momento para avaliação e consulta popular. Muitas dificuldades existem, mas já temos avançado e muito, varias propostas já concretizadas e outras que estão em andamento. Esta Conferência indicou outros caminhos para podemos melhorar, avançar e integrar mais com as esferas de governo estadual e federal”, afirma a secretária de Assistência Social de Vila Nova, Cicera Geovania, quanto à importância do evento para a política de assistência social no município.
O evento contou com a palestra “O SUAS que temos e o SUAS que queremos” pelo Sr. Tancredo Paiva. Houve a escolha das propostas para as conferências estaduais e nacionais, além da eleição dos delegados que representarão o município na conferência estadual, onde ficou eleito a psicóloga Thuanny Mikaella e Toinha Leal como suplente representando o poder público, e a jovem Jaine Feitoza e Bibia de Benicio (suplente) representando a sociedade civil.