Informação, conscientização e prevenção. Com esse clima, na ultima terça-feira, 19/04, um grande público lotou o Ponto de Cultura Cidade Poesia em Vila Nova, onde o Conselho Tutelar em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social através da Prefeitura Municipal e Ministério Público realizaram a culminância do projeto: Drogas, o consumo de álcool na adolescência.
Diversas autoridades participaram da mesa de honra do evento, entre elas os vereadores Severo Sousa e Bibia de Benicio, os secretários municipais, Rosimar Batista e Dorgivaldo Paulo, além do Jônatas Araújo representando a Secretaria de Cultura, Marli Veloso. Participaram ainda alunos e professores da rede estadual e municipal de ensino. Bem como a presidente do CMDCA, Janaína Cardoso, as técnicas do CRAS, psicóloga Thuanny Mikaella e a assistente social, Maria Cleide.
O projeto visa integrar, fortalecer e unir todos os responsáveis pela proteção e garantia dos direitos dos adolescentes e jovens. E para isso, o Conselho Tutelar mobilizou todos os donos de estabelecimentos comerciais que vendem bebida alcoólica, membros de igreja, escolas e comunidades. Foi visível a participação dos mesmos. A Igreja católica foi representada pelo Francineuzo França e a igreja Evangélica Assembleia de Deus, representada pelo pastor Gesse Nunes. Diretoras das Escolas Municipais e Estadual participaram. Também fez parte da mesa de honra a jovem Heloísa Ramos, que no próximo dia 10 de abril irá representar junto com demais jovens, o estado do Piauí na 10ª Conferência Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente.
Na abertura do evento a Secretaria de Assistência Social, Cícera Geovania, fez um balanço do trabalho feito em Vila Nova pelos órgãos de proteção dos direitos das crianças e adolescentes e disse está colhendo bons frutos. “Parabenizo a atual gestão do Conselho Tutelar pelo trabalho que vem sendo realizado, um projeto como esse é de fundamental importância para quebrar com a velha cultura que temos desde cedo dos menores ingerir principalmente bebida alcoólica por diversão ou comemoração. Graças à politicas públicas exitosas e os investimentos que Vila Nova vem desenvolvendo nos últimos anos para as crianças e adolescentes, contribuíram significativamente para a redução do uso de drogas e álcool no município. Temos tido bons frutos, como a Heloisa que irá nos representar em Brasília e tantos outros adolescentes e jovens que se destacam. É preciso avançar sim, mas é isto que estamos fazendo.” Pontuou a secretaria.
Ainda na abertura o grupo de coreografia EL SHAMAH, da igreja evangélica Assembleia de Deus apresentaram uma música relacionada ao tema do projeto.
Palestra e depoimentos:
O momento mais esperado da noite, organizado pelos conselheiros tutelares, foi à palestra do MM. Juiz de Direito. Dr Geneci Benevides Ribeiro, que é Juiz da 3ª vara da família, da juventude e da infância de Picos. Dr Geneci possui 27 anos como juiz de direito, dos quais já atuou dez anos, de 1994 a 2004, na Comarca de Padre Marcos, Comarca esta a qual Vila Nova pertence. Ele falou da importância da família, deu exemplos de vida e de profissão. Uma palestra elogiada e prestigiada por um grande público que ficou até o fim do evento.
Além da Palestra o Grupo Esperança Viva de Picos, formado por ex-dependentes químicos deram depoimentos de superação e combate ao uso de drogas. O grupo representado pelo coordenador Romulo Braga e os membros, Edgar Feitosa e José Sergio apresentaram também um vídeo mostrando como funciona o grupo e a fazenda da esperança.
Em sua fala a coordenadora do Conselho Tutelar de Vila Nova, Maria Eliezia, representando os demais conselheiros que são eles, Elizangela da Silva, Maria Imaculada, Ironeide e Zé do Louro. Explanou o que o órgão fez ao longo dos últimos dois meses para prevenir, informar e conscientizar sobre as drogas. “O projeto iniciou em fevereiro, de lá para cá diversas ações foram realizadas pela a equipe de conselheiros para que chegássemos até aqui, visitas as escolas, cadastros e visitas a todos os estabelecimentos comerciais que vendem bebida alcoólica no município, orientação e acompanhamento e diagnósticos foram feitos.” Explica à coordenadora.
Eliezia fala ainda da preocupação do diagnostico feito com adolescentes e jovens através de um questionário. “Realizamos também um diagnostico com uma porcentagem de adolescentes e jovens, onde constatamos um numero considerado de adolescentes e jovens que de alguma maneira disseram já ter ingerido bebida alcoólica. Isso é preocupante”. Finaliza a conselheira.
O Conselho Tutelar disponibilizou ainda um formulário que pode ser acessado no portalvilanovanoticas. Onde o cidadão no anonimato podem denunciar casos de ingestão de bebidas alcoólicas envolvendo menores, bem como a violação de outros direitos conforme o ECA. Também tem o telefone 089 3437-0013 e ainda uma pagina no facebook.
Demais fotos:
Fotos: Klebinho