O 4º Encontro de Governadores do Nordeste, que está acontecendo nesta sexta-feira (17), em Teresina, reúne os chefes dos executivos estaduais da região na discussão de temas como Justiça, Previdência Social, Ciência, Tecnológica e Inovação e investimentos em áreas consideradas estratégicas. Os ministros dessas pastas estão presentes no Encontro, além de prefeitos, deputados, secretários e outras autoridades.
Estão sendo discutidos problemas comuns aos estados e as soluções devem ser encaminhadas ao Governo Federal através dos ministros da Ciência e Tecnologia, Aldo Rebelo, da Previdência Social, Carlos Eduardo Gabas e a secretária nacional de Segurança Pública, Regina Miki.
Segundo o governador do Piauí, Wellington Dias, anfitrião do evento, entre os objetivos do encontro, está a discussão da escassez de recursos tão reclamada pelos estados. “Nesse sentido, de superarmos essa crise de recursos, é que esta reunião tem o foco em pastas que são estratégicas, onde estão os maiores gargalho das administrações”, concluiu.
Dias ressaltou o desafio de garantir condições de equilibrar a previdência. “No Piauí, o Governo precisa complementar o pagamento dos aposentados e pensionistas retirando recursos que deveriam ser aplicados em saúde e educação, por exemplo”, explicou o governador piauiense.
O presidente da Associação Piauiense de Municípios (APPM), Arinaldo Leal, representou o ente municipal na mesa de debate avaliando como positiva a reunião.
Foto: Raoni Barbosa
“Os temas em discussão são muito importantes para os municípios, em especial a previdência social, pois muitos têm regimes próprios e temos que ter o devido cuidado para que estes não cheguem a situação que os fundos estadual e nacional estão. Além disso, os outros temas como a segurança e a seca atingem diretamente as pessoas e é nos municípios que elas vivem”, destaca Arinaldo Leal.
Do Encontro será escrita a “Carta de Teresina”, um documento sobre o presente e o futuro da região dentro de uma perspectiva integradora com o país.
Fonte: Helder Rocha via APPM