A cidade de Vila Nova deu início nesta segunda-feira, 26, a Terceira Semana do Bebê, evento que é realizado pela Prefeitura de Vila Nova por meio da Articulação do Selo Unicef. A abertura oficial do evento foi realizada no Ponto de Cultura Cidade Poesia. A iniciativa é uma estratégia de mobilização social em prol da primeira infância.
É na primeira infância que o ser humano desenvolve suas capacidades cognitivas, motoras, sócias afetivas e de linguagem. O investimento nesse ciclo da vida, garante à criança, além de todos os direitos definidos em lei, o direito de ser saudável, viver em segurança e no aconchego familiar. O objetivo da Semana do Bebê é motivar gestores públicos, o setor privado, sociedade civil organizada e a família a garantir o direito pleno ao desenvolvimento de cada criança.
A III Semana do Bebê em Vila Nova contou com a participação de diversos profissionais da saúde e das escolas da rede publica municipal. A meta é discutir, aprender e definir ações que possam garantir os serviços dentro das políticas públicas nas áreas da infância e da juventude.
A semana do bebê já iniciou abordando assuntos diferenciados, entre eles, o combate ao racismo, além deste outros temas como os cuidados na gravidez através da melhoria da saúde da gestante e do bebê foi abordado no 2º dia da semana do bebê que aconteceu no auditório da secretaria de assistência social.
Com uma decoração caprichada e uma recepção nota 10, que incluiu apresentação do grupo de Xaxado Mirim e o grupo AJA, o público formado por pais, profissionais de vários setores, lideranças comunitárias e autoridades superlotou o auditório do Ponto de Cultura Cidade Poesia para prestigiar a abertura do evento.
Na mesa presidida pela articuladora do selo Unicef ,Marli Veloso também estavam presentes os vereadores– Edilson Brito e Bibia de Benicio , os secretários municipais, de saúde-Rosimar Batista, educação-Gorete Leal, de assistência-Cicera Geovania, de Administração-Dorgivaldo Paulo, de agricultura-Luiz Gonzaga, a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente –Janaina Cardoso, a vice- presidente da comissão intersetorial – Jenicleide, os médicos Dr. Gerônimo e Dr. Argélio representando os profissionais de saúde e o representante do Nuca-Marcos Antonio.
A secretária de educação Gorete Leal enfatizou que a atual gestão tem feito o possível para que os bebês e as crianças sejam valorizados. Ela ressaltou os investimentos na rede municipal de ensino “Arinaldo sempre investiu em educação, nossas crianças sempre foram preparadas e cuidadas no presente para que as mesmas tenham um futuro mais digno”, acrescentou.
Estando a frente da Semana do Bebê desde a sua primeira edição em Vila Nova, Marli Veloso, articuladora do Selo Unicef no município, comemorou a realização de mais uma edição. “É mais uma conquista para o município, realizar a III semana do bebê, mas muito mais que isso é que é o que fazemos no dia a dia com as nossas crianças, essa semana do bebê é apenas um momento simbólico de todas as políticas publicas e direitos que são garantidos aqui”, enfatizou.
O prefeito que não pode participar da abertura, comentou: “Já ganhamos dois selos e estamos caminhando para o terceiro, com varias políticas publicas e um trabalho digno, pensando principalmente no bem estar social de nossas crianças e adolescentes, somos espelho para todo o Piauí”, concluiu.
Aguardem mais matérias da programação da semana:
Veja mais fotos do 1º dia:
Veja Cobetura Fotografica do 2º dia:
Fotos: Radialista Jota Ferreira DRT 1294-PI
Autor: Radialista Iago Sousa DRT:1236
Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Vila Nova do Piauí
Publicado Por: Iago Sousa