Senhoras, Senhores,
Dileto povo valenciano,
A cidade de Valença hoje está em festa por conta do seu natalício, momento que converge toda atenção do seu povo no sentido de poder comemorar os 250 anos de emancipação política de Valença.
O tempo se encarregou de traçar seu destino. Aquela singela vila teve origem em Aroazes, consegue o olhar convergente e promissor do Governador da Capitania do Piauí, João Pereira Caldas, tanto que homenageou no ato da instalação com o nome de sua cidade natal Valença em Portugal,cuja área territorial se desmembrou da cidade de Oeiras, o que lhe deu status de independência política.
Caríssimo povo valenciano nato, ou que aqui escolheram para viver, à medida que o tempo passava, Valença adqueria sua identidade própria tanto no setor da pecuária como também da agricultura e na força de cada um habitante rumo ao progresso mútuo.
O período colonial, deu espaço ao sistema Imperial e surgem as primeiras escolas. O povo teve oportunidade de absorver a educação letrada, como também de ser partícipe de sistemas sócio econômico histórico e cultural, típico da época.
Com o eclosão da República, Valença foi elevada categoria de cidade e a certeza de que o progresso surgia de forma lenta e gradual, isto porque, ninguém é uma ilha e que todos quando comungam dos mesmo ideais se transformam em benfeitores do bem comum.
O final do século XIX, serviu de elo para Valença enveredar rumo aos novos paradigmas econômicos e políticos que regiam o país.
Hoje, 20de setembro de 2012, Valença completa exatamente 250 anos de instalação, uma data festiva que enaltece cada um de seus filhos que diuturnamente lutam pelo seu progresso mútuo, por uma Valença que ainda continua sendo referência para a História e cultura piauiense, seja por sua beleza natural, ou seja, pela forma anônima do homem primitivo que deixou suas marcas nas paredes das cavernas ou mesmo pelas já constatadas reservas paleontológicas que somando com a cristalina cajuína, conduz nossa identidade de povo guerreiro e hospitaleiro nascido sob a égide da fé e continuada através das manifestações culturais e religiosas do passado e as neocontemporâneas.
Parabéns povo valenciano, por ser protagonista da sua própria História.
Para mim, é motivo de muita honra exercer a chefia do Poder Executivo desta cidade que escolhi para viver. Sou valenciano por Título concedido, mas no cômputo geral sou mais valenciano ainda de coração.
Por tudo isso quer reafirmar aqui meu compromisso com o povo de Valença de que os pilares que serviram de base para o nosso desenvolvimento econômico e crescimento social de nossa cidade, continuarão servindo de base para uma Valença melhor ainda no futuro.
Concluo minha mensagem, fazendo alusão à estrofe primeira do Hino da Cidade, de autoria do grande intelectual Prof. João Calado:
?As margens do Rio Caatinguinha,
Cercada de mil matagais,
Está Valença dos Encantos,
Altiva, forte e sem rivais?
Parabéns povo Valenciano que aprendeu ao longo desses 250 anos, amar e cuidar de sua terra natal.
Parabéns, minha querida Valença, por seus 250 anos de instalação política.
Francisco de Assis Alcântara
Prefeito Municipal