Através de seus traços de lápis, papel, tinta e criatividade, o Cartunista George Barros, retrata em grande estilo à Procissão dos Mortos ?uma Lenda Valenciana?.
A lenda conta que numa quarta-feira santa, conhecida também como: ?quarta-feira de trevas?, na Rua do Maranhão em Valença do Piauí, depois da meia noite passa uma procissão, denominada ?Procissão dos Mortos?, que sai pelas ruas da cidade e cujo personagem principal é Prisilina, uma antiga moradora da Rua do Maranhão que recebe uma vela de uma das almas penadas. Após receber a vela, que se transforma num fêmur humano, Prisilina desmaia e quando acorda sai correndo feito doida a chaga na casa do Padre Cônego Acilino, onde ele ensina que ela tem que procurar uma criança por nome Maria e que seja Virgem, ela sai perambulando pelas ruas e encontrou na Rua São José e entregou a vela.
No dia seguinte a alma voltou e recebeu a vela resmungando mal dava para ouvi-la ela dizendo: "foi o que te salvou, essas são as horas mortas, momento que os vivos devem está dormindo e o os morto em penitencia.
A lenda conta ainda que quarta feira que antecede a Semana Santa, não receba vela de estranhos, porque pode ser a Prisilina querendo encontrar alguém para quebrar o encanto.
Parabéns ao Cartunista George Barros com sua criatividade retratou com absoluta fidelidade a lenda Valenciana Procissão dos Mortos.