Uruçuí adere ao Pacto Estadual de Enfrentamento à LGBTfobia |
Divulgação/Ascom
O município de Uruçuí aderiu ao Pacto Estadual de Enfrentamento à LGBTfobia durante o III Seminário Estadual da Visibilidade de Travestis e Transexuais, realizado nesta quarta-feira (29), em Teresina. O município foi representado pela subsecretária de Assistência Social e Cidadania, Ruana Carvalho.
O seminário reuniu representantes de diversos municípios, órgãos públicos e instituições parceiras para debater políticas públicas voltadas à promoção dos direitos humanos e ao enfrentamento da violência, do preconceito e da discriminação contra a população LGBTQIA+. Durante o encontro, foi formalizada e ampliada a adesão dos municípios piauienses ao Pacto Estadual, fortalecendo a rede de proteção em todo o território do Estado.

O encontro contou também com a oferta de serviços gratuitos à comunidade. Entre os atendimentos disponibilizados estiveram a emissão de RG, por meio do Instituto de Identificação Digital da SSP-PI; práticas integrativas em saúde; testagem rápida para HIV, sífilis e hepatites; mutirão de retificação de nome e gênero; emissão da Carteira de Nome Social; e a formalização de Contrato de União Afetiva, com o apoio dos órgãos parceiros.
A adesão ao Pacto Estadual de Enfrentamento à LGBTfobia prova o compromisso de Uruçuí com a construção de uma sociedade mais justa e inclusiva.