|
Foto: reprodução
O governador do estado, Rafael Fonteles, sancionou a Lei nº 8791, na qual reconhece o município de Tanque do Piauí como a Capital da Fava no estado, declarando a leguminosa como patrimônio cultural e alimentar do Piauí.
O município destacou-se no estado como um dos maiores produtores da fava e, agora possui instrumento legal na qual legitima sua tradição, impulsionando seu desenvolvimento econômico e cultural.
A leguminosa é cultivada pela agricultura familiar, sendo muito utilizada em pratos típicos, farinhas, bolos, doces e farofas. Com a nova Lei Estadual em vigor, Tanque do Piauí poderá oficialmente usar os títulos de “Capital da Fava” ou “Terra da Fava”, em ações de promoção institucional, turística e cultural, ampliando o reconhecimento do município e o valor de seus produtos.
O reconhecimento oficial é resultado de políticas estratégicas voltadas para o desenvolvimento rural, fortalecendo e beneficiando a agricultura familiar sobretudo, as famílias envolvidas diretamente na produção da leguminosa no Piauí.