São Raimundo Nonato/PI

Prefeito Rogério Castro anuncia três grandes obras para São Raimundo Nonato e reforça apoio à base do governo

Na parte política, Rogério Castro reafirmou seu apoio integral à base do governo, destacando o presidente Lula, o governador Rafael Fonteles, o senador Marcelo Castro, o deputado Júlio César e o deputado federal Castro Neto.

Por:


Atualizado em

O prefeito de São Raimundo Nonato, Rogério Castro (MDB), comemorou a inclusão de três grandes obras estruturantes para o município em programas federais e estaduais. Em entrevista concedida nesta terça-feira (14), o gestor destacou que o trabalho tem sido resultado de planejamento, articulação política e apoio de lideranças do Piauí e de Brasília.

“Enfrentamos esse grande desafio, mas com planejamento, com muita luta, com muita boa vontade e tendo também grandes políticos colocando a mão junto com a nossa, estamos avançando muito”, declarou.

Uma das obras mais aguardadas é a Adutora da Serra da Capivara, orçada em R$ 224 milhões. O projeto, que integra o novo PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), levará água da Barragem do Jenipapo, em São João do Piauí, até São Raimundo Nonato.

“Estive ontem com o governador Rafael, com o senador Marcelo, lá na Casa Civil, com o ministro Rui Costa, colocando essa obra que definitivamente vem resolver o problema de água de São Raimundo Nonato”, afirmou o prefeito.

Segundo ele, a adutora será executada em paralelo ao estudo de transposição do Rio São Francisco, no eixo Norte, o que ampliará a segurança hídrica da região.

Drenagem e combate a enchentes

Além da adutora, o gestor confirmou que o município foi contemplado no PAC Seleções com o projeto de drenagem das águas pluviais, avaliado em R$ 47 milhões. A intervenção visa resolver o histórico problema de alagamentos no centro da cidade.

“Vai permitir que a gente tire o alagamento que ocorre no centro de São Raimundo Nonato, pela sua especificidade, que é que o centro é na parte baixa da cidade e ocorre todos os anos, qualquer chuva de 20 mm, alaga a cidade.”

Recuperação do Rio Piauí

A terceira iniciativa, segundo Rogério Castro, deve ser executada com recursos do Fundo de Defesa de Direitos Difusos e Prevenção de Desastres (FDD). O plano prevê o desassoreamento do Rio Piauí no trecho urbano e a construção de orlas, combinando segurança e urbanização.

“Uma obra que vai dar segurança, porque tem uma barragem a jusante da cidade, o açude da Aldeia, que no passado já alagou a cidade. Então, a gente vai desassorear o rio e também construir as orlas, embelezando o nosso centro.”

O prefeito destacou que essas três ações representam “muito trabalho, planejamento e parceria com os governos estadual e federal” nos últimos dez meses de gestão.

Alinhamento político e eleições de 2026

Na parte política, Rogério Castro reafirmou seu apoio integral à base do governo, destacando o presidente Lula, o governador Rafael Fonteles, o senador Marcelo Castro, o deputado Júlio César e o deputado federal Castro Neto.

“Nosso presidente continua sendo o presidente Lula. Os nossos dois senadores, eu tenho lado. Eu não jogo nos dois flancos. A gente não acende vela para dois santos, é um lado só.”

O prefeito também confirmou apoio à pré-candidatura do ex-prefeito Avelar Dias Ferreira a deputado estadual.

“Avelar é um ex-prefeito que já foi prefeito três vezes em São Raimundo Nonato, uma família tradicional da política, que tem o dom de servir as pessoas. São Raimundo Nonato, nós vamos ter aí 24 mil votos na eleição, e eu estimo que ele vai ter 60% desses votos.”

SUGESTÃO AO PREFEITO

NOTÍCIAS PIAUÍ