Em encontro com prefeitos em Brasília, nesta segunda-feira (28), a presidente da república Dilma Rousseff, ainda emocionada com a tragédia que aconteceu na madrugada de domingo (27), em Santa Maria (RS), apresentou programas do governo federal e destacou ainda a importância da ação conjunta por meio das parcerias, para o desenvolvimento do País. A chefe do executivo anunciou R$ 66,8 bilhões para investimento em diversos setores com o saneamento básico, saúde, pavimentação, entre outros.
A presidente em seu pronunciamento afirmou investimentos em postos de saúdes, na aquisição e modernização de equipamentos e melhoria no atendimento a população, diminuindo assim a pressão sobre o estado.
Cerca de R$ 35,5 bilhões serão destinados para obras de saneamento, pavimentação e mobilidade urbana. "Queremos que os municípios tenham acesso a recursos do Orçamento Público da União", disse a presidente. A ideia é que as obras aprovadas sejam divulgadas em breve para serem executadas o quanto antes, destacou.
Um agravante que pode impedir que municípios, especialmente do Nordeste, deixem de participar do pacto com a União, como propôs Dilma, é que 80% deles, conforme divulgado pela Confederação dos Municípios (CNM), estão em situação irregular para fecharem parcerias. O que impediria a liberação de recursos federais.
Mas como forma de apaziguar a situação dos municípios, e claro, Dilma que já está empenhada em sua campanha de reeleição, afirmou que vai resolver os problemas das contas previdenciárias dos municípios. Com este e outros anúncios durante a fala da presidente, os prefeitos que lotavam o auditório principal, aplaudiram a mandatária. Em outro auditório anexo de onde assistiam por meio de telões, vereadores e assessores dos prefeitos também aplaudiam a cada anúncio que Dilma Rousseff pronunciava.
Prefeitos (as), vice-prefeitos (as), vereadores e assessores faziam visitas aos stands dos ministérios onde recebiam informações de programas do Executivo, parcerias e possibilidades de implantar em seus municípios. Informação não faltou nas mesas de negociações, além de muito material informativo como panfletos, ainda foram dispostos terminais de auto-atendimento e pessoal que orientava a cada dúvida dos presentes.
O Encontro como Novos Prefeitos e Prefeitas continua amanhã e vai até quarta-feira (30). Amanhã estão previstas as explanações sobre programas do governo federal, como Plano Brasil Sem Miséria, Políticas de Educação, entre outros que são prioridades para os municípios brasileiros.