O Programa Educacional de Resistencia às Drogas ? PROERD, foi implantado em São João da Varjota-PI nesta terça-feira, 09 de abril, na igreja de São João batista, local escolhido para receber os pais dos alunos que serão contemplados, professores e os policiais, dentre eles, a policial Rejane Moura Rodrigues, instrutora do programa no município de São João. O sargento João Vicente da Cruz, também marcou presença e fez questão de incentivar para que os familiares abracem com dedicação o (Proerd), por ser da comunidade ele disse que o município merece cuidar com muito zelo das crianças e dos adolescentes para que adquiram conhecimento e saibam como dizer não para todos os tipos de drogas, sejam elas lícitas ou ilícitas, pois de acordo com ele, as drogas lícitas são as piores, pois elas são a porta de entrada para que as pessoas iniciem o uso das drogas ilícitas.
Nesse primeiro momento, o programa irá contemplar as turmas de 4ª e 5ª séries, sendo uma aula semanal, por esse motivo o aluno não poderá ultrapassar o máximo de 02 faltas durante todo período que durar o programa, que é de 11 semanas.
De acordo com a instrutora Rejane Moura Rodrigues, a prefeitura Municipal está dando o apoio necessário para que o programa seja desenvolvido com sucesso. As aulas acontecerão às terças- feiras na mesma escola onde os alunos já estudam, no período normal das aulas. O Proerd é mais um fator de proteção desenvolvido pela policia militar para a valorização da vida
Ao final do programa os alunos participarão de uma formatura, onde receberão certificados de conclusão do Poerd, que significa o reconhecimento pelo seu compromisso de dizer não às drogas e violência.