A I conferência municipal de cultura de São João da Varjota-Pi aconteceu hoje 13 de abril de 2013, tendo inicio às 08h00min e terminando na parte da tarde, com participação ativa das comunidades, especialmente do interior. Estiveram presentes as autoridades locais, como o prefeito municipal Nonato Barbosa, a primeira dama Maria do Espírito Santo, vereadores Benevaldo e Bety Celane Dantas, secretário de esportes juventude e lazer Agnaldo Silvio Santos, de administração Válber Lima, representantes da agricultura Maria Clara Lisboa e Ditoso, a presidenta do STR Ritinha, professores do município e os grupos quilombolas das comunidades Paquetá, Potes, Angical e Palheta. Também prestigiaram o evento, autoridades de Oeiras, como o pároco Padre João de Deus, o ex- deputado federal B.Sá. De Teresina vieram o coordenador estadual da juventude Sr. Plínio, Assunção Aguiar coordenadora do grupo coisa de negro que na ocasião representava a SASC.
Para Assunção Aguiar a I conferência de cultura de São João da Varjota, tem um significado muito importante, ?é um despertar para as atividades ligadas à área, além de uma grande oportunidade para refletir os valores culturais que o município possui os costumes do seu povo, com suas diversas manifestações religiosas, os terreiros, as comidas típicas e o fortalecimento dos festejos locais?, ela aproveitou a ocasião para parabenizar o prefeito do município Nonato Barbosa pela criação do conselho de cultura em São João. Dando ênfase a cultura negra, ela também parabenizou a Maria Irene, representante dos quilombolas dos Potes e representante do conselho de cultura do município.
Para o secretario de esporte juventude e lazer, Agnaldo Silvio Santos a criação do conselho de cultura, servirá entre outras coisas para definir politicas de incentivo à cultura municipal, promovendo intercâmbio com outros órgãos, buscando recursos para implementar medidas e ações dentro do município. Ele disse ainda que é importantíssimo resgatar as riquezas culturais do município, para se conhecer e preservar a memória e as raízes culturais de São João da Varjota-Pi, daí a importância da criação do conselho municipal de cultura, disse ele.
Postado por José Carlos