O município de Santo Antônio de Lisboa há 38 km de Picos, conhecido como capital do caju, não parou no tempo e investe na melhoria e na qualidade da educação. A secretaria de Educação, professora Rosa de Sousa rocha e Silva, comenta sobre os avanços e as melhorias já implantadas na educação do município.
De acordo com a secretária de educação, alguns programas foram implantados no município com o intuito de melhorar sempre mais o desenvolvimento e aprendizagem dos alunos na rede municipal de ensino. O programa ?Mais Educação?, já foi implantado nas escolas das localidades Bem-te-vi, Sitio Salvador e Núcleo Municipal e em breve o programa será implantado nas escolas dos bairros Acampamento, Xique-Xique e Carvalhos.
O Programa Mais Educação, criado pela Portaria Interministerial nº 17/2007, aumenta a oferta educativa nas escolas públicas por meio de atividades optativas que foram agrupadas em macrocampos como acompanhamento pedagógico, meio ambiente, esporte e lazer, direitos humanos, cultura e artes, cultura digital, prevenção e promoção da saúde, educação científica e educação econômica.
Programa Pedala Piauí: Segundo Rosa Silva, cerca de 180 bicicletas foram distribuídas para alunos da rede municipal de ensino, o objetivo é facilitar o acesso dos alunos às escolas e melhorando a qualidade do ensino oferecido nas escolas da rede pública do município. Outro objetivo do programa é incentivar a prática de atividades saudáveis, o Governo do Piauí, através da Secretaria de Estado da Educação e Cultura (Seduc), já entregou mais de 11.800 bicicletas do programa Pedala Piauí. A iniciativa disponibiliza o transporte para os estudantes que moram até quatro quilômetros do local de estudo.
Brasil Alfabetizado: Vários professores já foram capacitados por meio do programa Brasil Alfabetizado. O objetivo do programa é promover a superação do analfabetismo entre jovens com 15 anos ou mais, adultos e idosos e contribuir para a universalização do ensino fundamental no Brasil. Sua concepção reconhece a educação como direito humano e a oferta pública da alfabetização como porta de entrada para a educação e a escolarização das pessoas ao longo de toda a vida.
Segundo a secretária, Três novos ônibus escolares foram adquiridos para fazer o transporte dos alunos, já foram iniciadas a reforma nas escolas do município, instalados forro de PVC e duas centrais de ar condicionado em cada sala de aula, além da entrega de fardamento escolar para todos os alunos do município. As escolas também estão sendo equipadas com eletro domésticos como, geladeiras, fogões e bebedouros.
Com relação à merenda escolar, a secretária ressaltou que é de ótima qualidade. As escolas contam com o acompanhamento de uma nutricionista que prepara o cardápio que é servido no dia a dia para os alunos. A secretária disse ainda que o pagamento dos professores estão em dia e que o município paga mais de R$ 1.000,00 (Hum mil reais) para professor com 20h/a. Na Festa do Caju que aconteceu no mês de setembro, a educação participou com um estande onde resgatou por meio de um registro fotográfico a história política e cultural do município desde sua emancipação.
portalfcs