Ribeiro Gonçalves/PI

Semar e municípios com mais queimadas definem estratégias para diminuir incêndios


Atualizado em

Técnicos da Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Piauí (Semar) e gestores de Uruçuí, Ribeiro Gonçalves, Baixa Grande do Ribeiro e Santa Filomena estiveram reunidos para definir as atribuições dos municípios junto ao Projeto de Redução do Desmatamento e das Queimadas no Piauí (Procerrado).

O projeto, coordenado pelo Ministério do Meio Ambiente, prevê o investimento de cerca de US$ 4 milhões, provenientes do Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (BIRD), por meio do Fundo Fiduciário de Mitigação das Mudanças Climáticas no Cerrado Brasileiro. O ministério fará a supervisão técnica das ações e a Fundação Agente, entidade não governamental e sem fins lucrativos, é a responsável pela administração financeira dos recursos de doação ao Projeto, que tem duração de até quatro anos.

“O Procerrado é importante para a redução dos problemas que o cerrado enfrenta com queimadas e desmatamento e os municípios-alvo do projeto concentram em média 30% de todos os focos de calor para o Estado do Piauí, por isso foram os escolhidos. A Semar já assinou acordo de cooperação técnica com a Universidade Estadual do Piauí (Uespi), onde está prevista a construção de um núcleo de recuperação de áreas degradadas no município de Uruçuí e a capacitação de alunos que vão atuar no estudo e desenvolvimento de ações a serem implementadas nas áreas mais afetadas. Hoje estamos definindo com os municípios a forma como cada um vai atuar no projeto, como a implantação de brigadas de incêndio, por exemplo”, enfatiza o secretário Mário Ângelo de Meneses.

Ações de combate ao desmatamento e queimadas no Cerrado já estão em curso e equipes do Ministério do Meio Ambiente (MMA) finalizaram recentemente vistoria ao Projeto. As visitas abrangeram os municípios de Uruçuí, Baixa Grande do Ribeiro e Ribeiro Gonçalves para apresentação e definição de atribuições junto aos gestores locais, ação importante para garantir o sucesso do projeto no estado.

NOTÍCIAS PIAUÍ