A Agricultura Familiar é responsável por cerca de 70% do alimento que chega à mesa do brasileiro, é também responsável por empregar até 80% da mão de obra do setor no Brasil.
Em Redenção do Gurguéia temos o problema do assistencialismo que em determinadas situações causa vício como diria Luiz Gonzaga: “A esmola quando é dada, mata de vergonha, ou vicia o cidadão”, mas tem também algumas pessoas que se sobressaem e evoluem com o subsídio do governo através de programas como PRONAF, AGROAMIGO, COMPRA DIRETA entre outros que valorizam o homem do campo.
O agricultor e sanfoneiro José Ferreira de Miranda, conhecido popularmente como Zé de Marinez, é a prova viva daquilo que se fala desde o descobrimento do Brasil: “em se plantando, tudo dá”. Em uma pequena área de 4:00 hectares ele produz frutas e hortaliças, gera emprego direto e indireto e nos dá a segurança de colocar na mesa, produtos livres de agrotóxicos.
Na sua plantação de tomate a produtividade chega a 10 kg por pé, estando neste período abastecendo os hortifrutigranjeiros da cidade. Em algumas épocas chega a fazer vendas para a cidade de Bom Jesus pois Redenção não comporta a demanda.