Porto/PI

Missa e procissão marcam o feriado católico em Porto

Porto comemorou também o feriado de Corpus Christi. A comemoração de Corpus Christi é um dos dez feriados nacionais brasileiros. É nele que os católicos celebram o Sacramento do Corpo e do Sangue de Jesus Cristo, um dos sacramentos da Eucaristia. A comemoração ocorre após a Festa da Santíssima Trindade, sempre em uma quinta-feira, em alusão à Quinta-feira Santa, quando se deu a instituição deste sacramento. A data também pode ser calculada pelo domingo de Páscoa, já que é realizada 60 dias depois.

A celebração do Corpus Christi teve origem no século 13, mais precisamente em 1243, em Liège, na Bélgica, quando a freira Juliana de Cornion teria tido visões de Jesus Cristo que apontava não haver festas para honrar esse sacramento.

A Bíblia diz que que durante a última ceia de Jesus com seus apóstolos, ele teria mandado que celebrassem sua lembrança comendo o pão e bebendo o vinho, que se transformariam em seu corpo e em seu sangue. "Através da Santíssima Eucaristia, Jesus nos mostra que está presente ao nosso lado, e se faz alimento para nos dar força para continuar. Jesus nos comunica seu amor e se entrega por nós", lembra Dom Orani João Tempesta, arcebispo metropolitano do Rio de Janeiro, em comunicado oficial da Confederação Nacional dos Bispos do Brasil aos fiéis.

A celebração de Corpus Christi consta de uma missa, procissão e adoração ao Santíssimo Sacramento. A procissão lembra a caminhada do povo de Deus, que é peregrino, em busca da Terra Prometida.

Além da missa e procissão, a tradição católica também tem o costume de enfeitar as ruas com grandes tapetes coloridos que formam desenhos que fazem alusão à figura de Cristo, do pão e do cálice.

A tradição da confecção do tapete surgiu em Portugal e veio para o Brasil com os colonizadores. Os desenhos utilizados são variados, mas enfocam principalmente o tema Eucaristia. No Brasil essa tradição foi ampliada, atingindo inclusive comunidades, bairros e até colégios.

Os tapetes confeccionados para a festa de Corpus Christi são feitos de materiais como serragem colorida, borra de café, farinha, areia, tampinhas de garrafas, flores e folhas.

Significado

O termo ?Corpus Christi? significa Corpo de Cristo. A festa religiosa foi instituída pelo Papa Urbano IV com a Bula ?Transiturus? de 11 de agosto de 1264. A celebração representa o momento em que os católicos comemoram a presença real de Jesus Cristo no sacramento da Eucaristia.

A definição da data da celebração é feita pela contagem do tempo determinado pela Igreja Católica Apostólica Romana, que é de 40 dias após a Páscoa.

A celebração é realizada sempre em uma quinta-feira em alusão à quinta-feira Santa, quando se deu a instituição da Eucaristia, durante a Última Ceia de Jesus Cristo com os apóstolos.

Missa e procissão marcam o feriado católico em Porto - Imagem 1

Missa e procissão marcam o feriado católico em Porto - Imagem 2

Missa e procissão marcam o feriado católico em Porto - Imagem 3

Missa e procissão marcam o feriado católico em Porto - Imagem 4

Missa e procissão marcam o feriado católico em Porto - Imagem 5

Missa e procissão marcam o feriado católico em Porto - Imagem 6

Missa e procissão marcam o feriado católico em Porto - Imagem 7

Missa e procissão marcam o feriado católico em Porto - Imagem 8

Missa e procissão marcam o feriado católico em Porto - Imagem 9

Missa e procissão marcam o feriado católico em Porto - Imagem 10

Missa e procissão marcam o feriado católico em Porto - Imagem 11

Missa e procissão marcam o feriado católico em Porto - Imagem 12

Missa e procissão marcam o feriado católico em Porto - Imagem 13

Missa e procissão marcam o feriado católico em Porto - Imagem 14

Missa e procissão marcam o feriado católico em Porto - Imagem 15

Missa e procissão marcam o feriado católico em Porto - Imagem 16

NOTÍCIAS PIAUÍ