A procura por vistorias em estabelecimentos comerciais aumentou em quase 100%, os empresários estão preocupados em regularizar o local
Capitã do Corpo de Bombeiros de Picos Ana Cléia Diniz.
A equipe do corpo de bombeiros de Picos tem intensificado os trabalhos por conta das vistorias em estabelecimentos comerciais da cidade.
O número de procura pela regularização de estabelecimentos junto ao corpo de bombeiros aumentou em quase 100%, é o que afirma a Capitã do Corpo de Bombeiros de Picos Ana Cléia Diniz.
Segundo a Capitã as vistorias correspondiam a 10% dos trabalhos executados pela corporação, hoje a porcentagem está em 50%, sendo a outra metade ocorrências comuns, como incêndio, acidentes. A corporação trabalhava com apenas uma equipe, hoje são necessárias três para atender a demanda.
Ana Cléia afirmou que em média 10 a 15 pessoas por dia dão entrada em vistorias. Ela disse ainda que esse aumento ocorreu após o incêndio em Santa Maria-RS em janeiro.
Qualquer estabelecimento é necessário estar em dia com as exigências do corpo de bombeiros, são farmácias, supermercados, lojas, escritórios, casas de shows, apenas as residências estão isentas.
Cada local possui uma exigência específica, o número de extintores, por exemplo varia de acordo com o tamanho do ambiente. Os procedimentos são, o preenchimento de um requerimento pelo dono do estabelecimento, em seguida é cobrada uma taxa, que varia de acordo com a área do local, o valor está entre R$: 144,00 e 216,00.
O proprietário comercial tem o prazo de um ano para renovar a regularização. O horário de atendimento para agendar a inspeção é de 7h30min às 12h30min.
Daniela Meneses - Jornal de Picos