Com o objetivo de contribuir com a produção, a divulgação e o consumo da nossa literatura A Academia de Letras da Região de Picos (Alerp) realizou, nos dias 19 e 20 de outubro, o XI Seminário de Literatura Piauiense e o VIII Seminário de Literatura Picoense. O evento aconteceu na sede da própria entidade, localizada na Praça João de Deus Filho e teve como te "Regionalismo picoense na antologia poética de Chico Barbosa".
A abertura do evento contou com palestra sobre o Regionalismo picoense na antologia poética de Chico Barbosa, proferida pelo escritor Francisco das Chagas Bezerra Rodrigues, o Chico de Júlio, lançamento da Bandeira da ALERP e do hino da entidade, finalizando com visitação ao Mural Literário ?Chico Barbosa?, organizado pela escritora e artista plástica Mundica Fontes, seguido de sarau e coquetel.
No sábado (20), o bancário Fábio Neiva ministrou palestra com o tema Picos: Vanguarda dos Movimentos Culturais e sua influência na história e na identidade dos povos do Centro Sul Piauiense. Em seguida, inauguração da Galeria membros da ALERP que já faleceram, denominada de ?Alberto de Deus Nunes?, poeta e escritor picoense.
Em seguida, o jonalista, advogado e escritor, Francisco das Chagas de Sousa abordou o tema "Ozildo Albano: simbologia e escritos legados a Picos". E à tarde, havou palestra com a professora e mestre em Literatura Brasileira, Deolinda Marques sobre o tema "Eteceteras do discurso, na poesia de Ozildo Batista de Barros". Logo depois, lançamento do livro de crônicas "Sorria enquanto é tempo", de escritor e professor da cidade de São Julião, Francisco de Assis Sousa.
A programação teve ainda apresentação do site da ALERP, www.acletraspicos.com.br e em breve estará no ar, seguido de apresentação da pesquisa acadêmica "Ide e Proclamai: a história do missionário da comunicação" que contou a história missionária do bispo da diocese de Picos, Dom Plínio José Luz da Silva, pela jornalista Graciely Barroso e o escritor José Osvaldo Lavor, além de inauguração da galeria ?Jornalista Francisco das Chagas de Sousa?, composta de certificados e logomarcas de todos os seminários realizados pela ALERP desde 2001.
O Seminário teve encerramento com realização de uma conferência sobre o centenário de nascimento de José dos Santos Fonseca: o pracinha, o Tiradentes, o educador, o filósofo e o poeta, preparada pelo professor da UFPI, Graziane Fonseca e apresentada pelo neto de Dr. Fonseca, George Fonseca, finalizando com a entrega de certificados de participação do Seminário, sarau e coquetel.
Segundo a presidente da ALERP, Francelina Macedo o evento foi sucesso de público e organização. ?O evento foi uma graça divina pois mais uma vez a ALERP saiu fortalecida uma vez que a presença do público foi bastante e a participação dos palestrantes foram muito importante para enriquecimento cultural dos participantes? ? afirmou Francelina.
Fonte: Portal FCS
REDAÇÃO e PUBLICIDADE / MEIONORTE PICOS: (89) 9972-2869/ (89) 9419-0608