Picos/PI

Dr. Solon Reis fala da urologia e da importância da prevenção e tratamento

Dr. Solon Reis fala da urologia e da importância da prevenção e tratamento - Imagem 1

O câncer tem cura. Só é impotente e infértil quem quer. A ejaculação precoce é uma grande causa de separação de casais, a reposição hormonal masculina da vigor e qualidade de vida. Dr. Solon é titular da Sociedade Brasileira de Urologia, atende uma grande clientela na macrorregião de Picos, com mais de 30 anos de experiência (escritor, compositor e palestrante), atende na Uro-Picos Solon Reis (AV. Nossa Senhora de Fátima 576, Picos-Pi) e na Casa de Saúde Solon Reis, em Jaicós-Pi.

A urologia estuda e trata as enfermidades do aparelho urinário e genitais masculinas e femininas desde a sua infância até a senilidade. Portanto é uma super-especialidade, apaixonante e que cuida da criança, do adolescente, do adulto masculino e feminino, do ancião e da anciã. Na infância cuida das formações genéticas, das infecções, dos tumores, e até da fimose como prevenção do câncer, de uma vez que ela dificulta o asseio da glande sendo esta a principal causa de câncer.

Na adolescência cuida da sexualidade e seus distúrbios como ejaculação precoce, da impotência, da enurese (micção involuntária noturna), e das DST?s /AIDS, doenças que nasceram com a origem da vida e que até hoje são um desafio epidemiológico principalmente pelos portadores assintomáticos das mesmas. Trazem inúmeras consequências entre elas a infertilidade. O uso da camisinha e a educação sexual nas escolas tem um papel muito importante na prevenção das DST, S. Seguem em todas as idades, os tumores (benignos e malignos), a litíase urinária (cálculos), distúrbios hormonais, infecções e malformações do aparelho geniturinário .

E sobre a próstata?

No adulto destacam-se as doenças da próstata a partir dos 40 anos de idade. Nestas, temos o tumor benigno, maligno e as doenças infecciosas. O crescimento benigno da próstata é uma condição normal no homem, deixando de ser normal quando obstrui o canal da urina, a (uretra prostática) causando sintomas que vão desde uma simples dor à micção até a uma obstrução que se traduz numa urgência urológica mais comum.

A hipertrofia benigna da próstata pode ser tratada clinicamente com medicamentos (hormonais, alfa-bloqueadores, fitoterápicos) ficando as cirurgias abertas ou endoscópicas, para os casos mais severos.

O crescimento maligno da próstata (câncer da próstata) se traduz como:

O câncer mais comum no homem, a 2ª causa de morte, 50 mil casos novos por ano no Brasil, 13 em cada 100 homens vão contraí-lo ao longo da vida, 6% vão morrer da doença, um óbto a cada 70 minutos e 90% pode ser curado.

O exame preventivo a partir dos 40 anos se resume em:

Toque retal, dosagem do Psa no sangue (antígeno especifico da próstata), e da biopsia da próstata guiado por ultra-som transretal, destes o que causa maior tabu é o toque retal que é feito em frações de segundos e como digo em minhas palestras-show, não dar tempo nem gostar nem desgostar. Algo semelhante a coçar o olho ou passar o dedo no vidro de seu relógio. Estes exames se revestem de uma importância muito grande devido ao câncer da próstata ser surdo e mudo, desprovido de sintomas em sua fase inicial. Portanto é tido como traiçoeiro pois quando mostra a cara já estar avançado , sem cura. Acomete o homem em uma fase da vida cheia de realizações, coroada de sucesso e com uma arvore familiar generosa, com netos filhos, noras e genros para lamentar o ocorrido, causando grande repercussão, comoção na sociedade..

A prostatectómia radical é a modalidade cirúrgica de cura do câncer e que realizamos aqui em Picos e em Jaicós com muito sucesso. também pode ser feito atraves de radioterapia, videolaparoscopia e mais recentemente a robótica.

Assim como o câncer da próstata, também realizamos cirurgias para a cura do câncer do rim, da bexiga e do pênis desde que descoberto em sua faze inicial. O ultra-som é uma arma generosa no rastreio do câncer do rim e da bexiga). A impotência sexual e a infertilidade, que são um tema sempre atual, acompanham as pessoas em vários graus dependendo da faixa etária.

Fale sobre o terror da impotência sexual?

A impotência tem coma causas mais comuns: hormonal, neurológica, vascular e psicológica. Mas hoje em dia só é impotente quem quer, pois existem recursos que vão desde o aconselhamento psicológico, uso de drogas orais, passando pela injeção intra-cavernosa e até ao implante de próteses que são recursos eficientes destinados aos casos complicados desde que a pessoa tenha a libido, ou seja, o desejo sexual.

Podemos dizer que também só é infértil quem quer, pois a infertilidade conjugal pode ser tratada com recursos da fertilização assistida em Teresina e Petrolina e breve chegará a picos.

Até que idade o homem pode dizer que ainda é o tal?

O Daem, distúrbio androgênico do envelhecimento masculino é um dos temas mais discutido e estudado na atual idade. Esse distúrbio que se instala no homem a partir dos 50 anos, com a queda gradual da testosterona sanguínea, vai ter como principais sintomas a perda de memoria, da libido, da massa muscular, queda de pelos, depressão e impotência que já é plenamente tratada com a reposição hormonal. Assim como se faz reposição hormonal na mulher estamos fazendo também nos homens tornando a vida mais longa e prazerosa

E sobre as pedras nos rins?

A Litíase Urinária que a companha as pessoas em todas as idades são de quatro tipos: cálcio, ácido úrico, cistina , e coraliforme.

90% dos cálculos são eliminados espontaneamente, graças a Deus, trazendo ou não desconforto ou dor durante a sua eliminação. Apenas 5 a 10% dos cálculos urológicos necessitam de uma intervenção cirúrgica que pode ser por via:

Aberta, endoscópica, ondas de choque , ou percutânea. O estudo cristalográfico do calculo vai nos dar uma orientação dietética para a prevenção de recidivas.

fonte: jornalista292

REDAÇÃO e PUBLICIDADE / MEIONORTE PICOS:

(89) 9972-2869/ (89) 9419-0608

NOTÍCIAS PIAUÍ