Dentre outros problemas podem ocasionar acidentes de trânsito.
fonte: Jailson Dias - Folha Atual
Animais soltos oferecem risco a população
Apesar de Picos ser hoje uma cidade urbanizada, ainda podem ser vistos muitos animais de carga e corte trafegando pelas vias públicas. Nesse caso cabe a Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos fazer o recolhimento dos bois, cavalos, porcos e alojá-los em um curral até que o dono vá até a prefeitura para requerê-los, mediante multa.
O secretário de Meio Ambiente, Gláuber Silva, informa que há leis em todas as esferas de poder que proíbem que esses animais andem soltos nas vias públicas de uma cidade. Dentre outros problemas podem ocasionar acidentes de trânsito.
Esse tipo de situação resulta em prejuízos financeiros para o poder público. ?O município gasta muito dinheiro por mês, alugando carros, laçadores concursados, que nós temos de contratar mais, depositar em um curral e alimentá-los?, explicou.
Como se não bastasse desobedecer às leis alguns criadores ainda ameaçam os servidores que fazem o trabalho de recolhimento dos animais nas vias públicas. ?Hoje mesmo (quinta-feira, 14) eu me dirigi pra cá (Secretaria de Meio Ambiente) bem cedo, porque tinha um criador de gado ameaçando nossos servidores efetivos, os fiscais recebem essas ameaças direto, é uma questão problemática?, declarou.
O secretário informa que alguns criadores reincidem em desobedecer à lei, dessa forma ele encaminhou ao prefeito um projeto que amplia o valor a ser pago pelos criadores cujos animais forem apreendidos pela Secretaria de Meio Ambiente. Além da multa calculada em UFIR, há também o preço da diária paga pela manutenção do animal no curral disponibilizado pela prefeitura especialmente para alojá-los.