Idosa mais velha da casa completará 103 anos em abril
A diretoria do abrigo Joaquim Monteiro de Carvalho está realizando nova campanha de arrecadação de fraldas geriátricas descartáveis e produtos de higiene e limpeza pessoais destinados aos idosos.
A casa também pede ajuda à população para a aquisição de duas camas, dois colchões e dois extintores de incêndio.
O lar para pessoas na terceira idade conta atualmente com vinte idosos, sete deles acamados e dependendo de funcionários para toda e qualquer ação. As despesas são altas. Segundo a diretoria, apenas com remédios, o gasto mensal figura entre mil e oitocentos e dois mil reais, fora as despesas básicas para manutenção do abrigo e cuidado com os anciãos.
O dinheiro para custear esse trabalho e proporcionar aos moradores do lar maior conforto e uma vida digna, vem da aposentadoria dos idosos. O problema é que muitos deles possuem empréstimos bancários que diminuem o valor do benefício do INSS, com isso a saúde financeira do abrigo é mensalmente comprometida.
Dificuldades
O Joaquim Monteiro de Carvalho sobrevive ainda através de doações da população, empresários e também de parceria com o Juizado Especial de Pequenas Causas. A diretoria busca o apoio e maior comprometimento por parte da população de Picos, para que a casa mantenha as portas abertas com tranquilidade.
?Nossos idosos são muito debilitados, doentes, alguns acamados, e que precisam ser acompanhados pessoalmente, com comida dada na boca, troca de fraldas, banho. Eles precisam de muita atenção e de muitos cuidados?, ressalta Socorro Fortaleza, presidente do abrigo.
Necessidades Especiais
Apesar da debilidade dos idosos ? a mais velha completará 103 anos em abril ? o único profissional de saúde que atende os moradores da casa é uma fisioterapeuta cedida pela secretaria municipal de Saúde. Socorro Fortaleza diz já ter solicitado da secretária Ana Eulálio também o apoio de assistentes sociais, psicólogos, enfermeiros e de um médico que acompanhe a saúde dos anciãos.
De acordo com ela, os idosos estão há mais de três meses sem receber a visita de um médico.
Campanha e Doações
Os interessados em colaborar com a campanha de arrecadação de fraldas geriátricas e produtos de limpeza e higiene pessoal podem entregar as doações na sede do abrigo, na Avenida Senador Helvídio Nunes de Barros; na Cáritas Diocesana de Picos, ao lado da Igreja Catedral Nossa Senhora dos Remédios; e ainda através de depósito bancário na conta da instituição no Banco do Brasil, agência 0254-2, Conta Corrente 2011-7.
Fonte: Riachãonet