Pedro II/PI

Senador Wellington Dias é homenageado

O senador Wellington Dias (PT/PI) foi homenageado sexta-feira (13) pela comunidade Kolping. O evento foi realizado no Centro Kolping, em Teresina, no bairro Dirceu Arcoverde, e faz parte das comemorações dos 37 anos da entidade no Piauí.

Senador Wellington Dias é homenageado - Imagem 1

A obra Kolping é um movimento social, popular e católico a serviço do trabalhador e sua família, criado pelo padre alemão Adolfo Kolping. A missão da Kolping é contribuir para a promoção da pessoa nas diversas dimensões da vida, mediante a formação de grupos solidários de auto-ajuda, visando a construção de uma sociedade mais justa.

No Piauí, a entidade atua em todo o estado, mas fisicamente está presente em 63 municípios como Teresina, Esperantina, Pedro II, Nossa Senhora dos Remédios, Morro do Chapéu, Parnaíba, Cocal, Batalha, dentre outros.

De acordo com o presidente da Obra Kolping no Piauí, Francisco Santana, o senador foi homenageado porque ajudou na criação e na consolidação da entidade no estado. ?E por isso recebe o título de Sócio Honorário, pelos serviços relevantes prestados ao movimento?, destacou.

Wellington Dias lembrou o início da consolidação da entidade no Piauí, das reuniões nos diferentes municípios e comunidades por onde andou falando sobre conjunturas, dos desafios e também dos resultados alcançados. Lembrou da atuação da Kolping na cidade de Nossa Senhora dos Remédios, ao norte do Estado, que enfrentava grandes desafios sociais. Dias lembrou ainda que o movimento, através de parcerias com a ASA (Ação Social Arquidiocesana) foi responsável por introduzir novos conceitos com uma nova cultura de convivência com o semi-árido. ?Muitas famílias em muitos lugares não estão sofrendo com o problema da seca, porque têm uma cisterna que a Kolping ajudou a construir. Isso sem falar na questão da educação voltada para a realidade local ou em projetos ousados como na área da piscicultura?, destacou Dias.

Mostra:

Durante as comemorações, teve uma mostra dos trabalhos realizados em diferentes áreas resultantes de parceria com a Kolping. Uma dessas parcerias é com a APS (Associação Paulistana de Saúde Solidária Social) que realiza serviços de prevenção do câncer de mama, próstata, oftalmológico, enfim em diferentes áreas psicossomáticas.

De acordo com o coordenador da APS no Piauí e em Tocantins, Ailton Landim, essas parcerias com a Kolping e com os governos locais possibilitam maior e melhor atendimento à população. ?Coisa que sozinho o governo não realizaria.?

NOTÍCIAS PIAUÍ