Durante visita de trabalho ao município de Pedro II, na última sexta-feira (16), o Secretário Estratégico do Ministério da Saúde, Odorico Monteiro, garantiu recursos para investimentos em infraestrutura na área da saúde. "O governo está destinando R$ 15 bilhões de reais, até o próximo ano, para investimento no setor. Serão construídas seis mil unidades de saúde em todo o país, destas, serão cinco em Pedro II", afirmou o secretário.
O assessor do ministro Alexandre Padilha veio a Pedro II por intermédio do deputado federal Assis Carvalho, que o acompanhou durante a visita. "Resolvemos trazer um representante direto do ministro para ver de perto o que já está sendo feito e ver as necessidades no setor da saúde, que é prioridade na gestão Neuma Café", ressaltou o parlamentar.
A Prefeitura de Pedro II está ampliando unidades de saúde do município com recursos oriundos do Ministério da Saúde, a exemplo da UBS do bairro Vila Kolping. "Agradecemos, em nome da população, a vinda do representante do ministro à nossa cidade e pelos recursos que estão sendo destinados para melhorar a nossa infraestrutura de saúde", comentou a prefeita Neuma Café, durante a visita da comitiva à obra.
A comitiva visitou também as obras de construção das academias de saúde, o Hospital Josefina Getirana e as instalações do Centro de Especializações Odontológicas (CEO). "Nosso grande desafio é transformar a atenção básica no país. O Brasil é um país rico, e a saúde tem que ser de qualidade para todos, independente da condição social de cada um", comentou Odorico Monteiro.
Ele anunciou, ao lado da prefeita Neuma Café, que até o próximo ano o município ampliará as equipes dos PSF"s. ?Fecharemos em 16 equipes, com prédio equipado, médicos, enfermeiros e dentistas", afirmou.
Implantação do e-SUS
Ao final, foi anunciado que o Ministério da Saúde vai dotar o município com internet banda larga em todas as unidades de saúde. "Implantaremos o sistema e-SUS AB em todas as unidades de saúde do município. Teremos internet banda larga em todas as unidades de saúde do município, de forma a facilitar o serviço de atendimento", garantiu o secretário.
O e-SUS é uma das estratégias do Ministério da Saúde para desenvolver, reestruturar e garantir a integração desses sistemas, de modo a permitir um registro da situação de saúde individualizado por meio do Cartão Nacional de Saúde. Trata-se de uma ferramenta que agiliza o atendimento nos serviços da atenção básica em saúde e tem como foco principal facilitar o trabalho das equipes, organizando todas as informações de forma simplificada e unificada.