A Prefeitura Municipal de Pedro II, por meio da Secretaria de Educação, já definiu o calendário de matrículas da Rede Municipal de Ensino. Conforme a Secretária de Educação Professora Maria Amélia, o edital de matrículas teve início dia 11 e irá até o dia 22 de janeiro, com vagas ofertadas na Educação Infantil, Ensino Fundamental e EJA (Educação de Jovens e Adultos). Amélia, também reforça que as escolas estão aguardando a presença dos pais ou responsáveis pelos alunos, para a realização das matrículas dos novos alunos, porém as matrículas dos alunos que estudam já foram renovadas. Até o momento já foram matriculados quase 7 Mil alunos, conforme o senso.
Nesse ano de 2021 a educação do município também estará investindo na ampliação de creche, que contempla a Educação Infantil, atendendo a reivindicação de muitos pais de família que residem na Vila, Cristo Rei, Mutirão, etc... A prefeitura alugou um espaço adequado localizado na Igreja Assembleia de Deus, próximo ao Terminal Rodoviário, para funcionar o Anexo Chapeuzinho Vermelho. No Bairro Saborá, para ofertar Educação Infantil para alunos de 4 a 5 anos, períodos 1 e 2, que irá funcionar na Escola Cipriano Leite. Os interessados poderão procurar esses locais para matricular seus filhos.
Maria Amélia, também enfatizou que o início das aulas está previsto para o mês de março e mesmo o estado do Piauí, por meio de Decretos, Orientações, Resoluções, dos organismos como o COE (Comitê de Operações Emergenciais) e o próprio Conselho Estadual de Educação, permitindo o ensino hibrido, com as exigências das adequações que os colégios terão que colocar na prática dificulta, pelo curto espaço de tempo que tem para atender as mesmas.
Está sendo observado o número de novos casos da Covid-19 aqui no Piauí, o que provavelmente irá dificultar a aprovação dos pais dos alunos em aceitar que seus filhos voltem a frequentar as aulas, embora de forma alternada, híbrida, para não correr nenhum risco de contaminação.
A Secretária de Educação de Pedro II, relatou que após ser publicada essa nova Regulamentação do Conselho Estadual de Educação é que será definido se as aulas, continuam de forma remota ou se será híbrida. “Após sair essa decisão do Conselho Estadual de Educação, vamos sentar com o Prefeito Alvimar Martins, expor a situação do momento para que o município possa tomar uma decisão, se continua de forma remota ou não, isso também irá depender dessa decisão do conselho, COE, observando o surgimento dos casos do Novo Corona Vírus”. Disse Maria Amélia.