A Secretária de Saúde de Pedro II Dra. Rayana Alencar reuniu os coordenadores da Atenção Básica, Saúde Bucal, CAPS, Vigilância Epidemiológica, Sanitária e Ambiental, para tratar de políticas de saúde públicas.
Na oportunidade também Rayana Alencar pediu um diagnóstico das ações que foram realizadas por cada coordenação por parte dos responsáveis e de que forma cada um desses setores foram encontrados e seus problemas.
Um dos relatos mais graves foi do Dr. Francisco, Coordenador de Saúde Bucal, que disse que recebeu o programa praticamente paralisado e que parte dos consultórios odontológicos estava sucateada.
A reunião foi realizada na quarta feira (27) na própria Secretaria de Saúde.
Relatório da Reunião
O objetivo da reunião também foi de fazer uma avaliação dos dois primeiros meses de gestão frente à Secretaria Municipal de Saúde de Pedro II. Constatou que apesar de todos os problemas e dificuldades encontradas devido a falta de continuidade da assistência em todos os serviços de saúde, e, contudo, o pouco tempo transcorrido, já pode-se perceber um avanço significativo . Hoje todos os serviços de saúde estão funcionando normalmente, com resalva de alguns ainda em passos lentos mediante as dificuldades. O Tratamento Fora do Domicílio-TFD, está sendo concedido normalmente para as pessoas que realmente tem esse direito, conforme o Manual Referente À Concessão Do Auxílio Para Tratamento Fora de Domicílio - TFD No Sistema Único De Saúde ? SUS/PI, independente de ter votado em A ou B. As medicações dispensadas na Farmácia serão normalizadas na metade do mês de março para início de abril.
A população e os profissionais de saúde hoje são bem recebidos e orientados na sede da SMS.
Breve relato de como está o funcionamento da Saúde:
Estratégia Saúde da Família ? ESF: Todos os PSFs estão funcionando com a equipe completa com:
Médico, Enfermeiro, Dentista, Tec./Aux. de Enfermagem e Atendente de Consultório Dentário. Já estão sendo realizados os exames de Citologia Oncótica, a vacinação é feita de segunda a sexta-feira no Centro de Saúde, e é descentralizada toda terça-feira para os outros postos, inclusive os da zona rural. O atendimento odontológico também já está funcionando normalmente, e estamos montando uma estratégia para dar cobertura à população das localidades que ainda não possuem o Programa Saúde Bucal (PSB) implantada.
A população deverá procurar o cronograma de atendimento semanal de cada posto de saúde da sua área para saber os dias de atendimento dos profissionais, principalmente do médico.
Serviço de Atendimento Móvel de Urgência- SAMU: O nosso Serviço Móvel de Urgência é do tipo Suporte Básico de Vida, onde os profissionais são Téc./Auxiliar de Enfermagem e o Motorista. Já conta com uma nova equipe de Enfermagem que foi capacitada na Coordenação Estadual de Urgência em Teresina.
Núcleo de Apoio à Saúde da Família- NASF: Hoje está composto com todos os profissionais sendo eles:
Fisioterapeuta, Psicólogo, Fonoaudiólogo, Assistente Social, Educador Físico e Nutricionista. Essa equipe atua em conjunto com os profissionais das equipes dos PSFs compartilhando e apoiando as práticas em saúde. Iniciaremos na próxima semana uma capacitação com os novos profissionais e com os Enfermeiros das equipes para conhecerem a importância do trabalho em conjunto. Percebemos que a população de Pedro II, praticamente não sabia o que era esse programa.
Centro de Atenção Psicossocial- CAPS: Hoje está com o funcionamento normal e com todos os profissionais: Médico Psiquiátrico, Enfermeira, Psicólogo, Assistente Social,Terapeuta Ocupacional, Tec. de Enfermagem e Artesã. Recebemos funcionando numa estrutura física precária que foi condenada pela última auditoria realizada, e já estamos providenciando um novo local para funcionamento. As medicações estão sendo entregues normalmente, e em quantidades suficiente.
Vigilância Ambiental, Epidemiológica e Sanitária: Já se ver avanço significativo, com alimentação sistemática dos dados, que antes não se fazia. O Levantamento Rápido do Índice de Infestação do Aedes aegypti (LIRA) é feito em 6 ciclos por ano, Pedro II em 2012 realizou apenas 3 ciclos, e com relação ao controle da qualidade da água para consumo humano, Pedro II tem que coletar 300 amostras por ano, em 2012 foram coletadas apenas 25 amostras, já esse ano de 2013 em apenas 2 meses foram coletadas 40 amostras.
Alguns Agentes de Endemias e o Coordenador estão fazendo treinamento em Piripiri para iniciar o programa de Chagas. Pedro II é uma região endêmica com relação a Dengue e há muitos anos vem sofrendo com esse mal, não é um problema de saúde que surgiu nessa gestão. Já fizemos uma campanha de combate a dengue no carnaval, o carro fumacê já está na cidade e em breve estaremos iniciando o mutirão de combate a Dengue. E a fiscalização sanitária está sendo intensificada.
Texto: Rayana Alencar