Atendendo o convite das idealizadoras do projeto social “Arte e Vida” Joana D’Arc e Joana Boiba, a Prefeita Neuma Café em companhia da Ex-Conselheira Maria Concebida, visitou o local improvisado, que assiste 60 alunos de idade entre 5 a 14 anos
O projeto funciona na Rua Agostinho Pinheiro, Q “E” C “1” com encontro aos domingos no horário das 14h às 17h.
Os participantes em dois domingos têm encontro interativo em artes e os outros dois, sendo um para encontro interativo familiar, onde eles recebem visita em suas casas, na escola dos responsáveis pelo projeto e o outro com atividades, onde tem brincadeiras, contos de história, leitura e vídeos.
Esse projeto nasceu por meio do Grupo de oração Santa Teresinha do Bairro Santa Fé, onde assistia 20 crianças e adolescentes, vindo a acabar em 2010 por falta de apoio.
Com o retorno da Joana D’Arc para Pedro II em 2015, o projeto reiniciou. Mais nesse ano de 2016 cresceu a procura de vagas aumentando para 60, o número de crianças e adolescentes assistidos pelo projeto, em que os participantes recebem peças de gesso já prontas para pintarem. Diante da demanda aumentou as dificuldades para manter o funcionamento devido às despesas com lanches e todo material necessário para pintura.
As peças depois de pintadas são avaliadas e doadas para venda, onde o dinheiro arrecadado fica para a família do aluno.
Segundo Joana D’Arc, “por meio de uma reunião com pais dessas crianças foi sugerido por eles uma contribuição de R$ 5,00 por mês para auxiliar nas despesas de lanches, já que três empresas colaboram com o projeto, que são elas: Frigorífico Santa Maria, Hortifrúti Bonelle e Opção Supermercado”. “Mesmo com a ajuda, a situação se agravou ao ponto de pedir socorro à prefeitura para não acabar o projeto. E hoje estamos tendo a presença da Prefeita Neuma Café, que veio conhecer o funcionamento do projeto já conhecido pela Ex-Conselheira Maria Concebida”. “A emoção é tamanha pelo apoio que iremos ter da prefeitura a partir do próximo domingo (12) através da Secretaria de Educação, com alimentação, mesas, cadeiras, produtos usados nas pinturas e o material para a construção da sede desse projeto, ficando a construção por conta da comunidade”.
Neuma Café na sua fala disse que, “esse projeto é muito interessante, porque ocupa o tempo dessas crianças com a arte, aonde elas vão a cada encontro aperfeiçoando a sua habilidade com a pintura”. “Por outro lado é uma terapia muito boa no equilíbrio comportamental, na concentração e o mais importante, desperta neles de novo o empreendedorismo com a arte, onde a família pode comercializar esses produtos pintados por eles e já vai ajudar na renda da família”.
Com a construção da sede do projeto e o apoio da prefeitura, poderá ampliar para 100 o número de crianças e adolescentes a serem assistidos pelo projeto "Arte e Vida"