A Prefeitura de Pedro II, através da Secretaria Municipal de Saúde, dá continuidade à realização das pré-conferências municipais de saúde. Nessa semana, o primeiro encontro aconteceu nesta segunda-feira (25), no posto do Estratégia Saúde da Família (ESF) Santa Fé. O objetivo é promover o debate das propostas que serão levadas para a VII Conferência Municipal de Saúde 2019, que acontece no dia 10 de abril. As pré-conferências já vem sendo realizadas no município desde a semana passada.
Neste ano, o tema do encontro é “Democracia e Saúde” e vem com os eixos temáticos: Saúde como Direito; Consolidação dos Princípios do SUS e Financiamento do SUS. “É preciso que os pedrossegundenses participem diretamente da construção das propostas da saúde pública no município. Isso acontece durante as pré-conferências. Estamos trabalhando por uma política que vem de baixo pra cima, com o povo criando propostas para a Conferência Municipal de Saúde de Pedro II”, afirma a secretária municipal de Saúde, Tatiana Galvão.
Na terça-feira (26), uma das pré-conferências acontece das 8 às 12h, no ESF Centro de Saúde Hortência Campelo e, no mesmo horário, acontece na Unidade Escolar Joaquim Rufo, na comunidade Cantinho. Na quarta-feira (27), o encontro será no ESF Boa Esperança, das 14h às 17h, e no dia 2 de abril tem pré-conferência no ESF Irene Matias, das 14h às 17h.
A diretora do Hospital Maternidade Josefina Getirana Netta, Meire Pacífico, também fala da importância da participação popular na pré-conferência e na conferência. “A participação de todos é muito importante. Venha conversar com a gente, avaliar e solicitar novas ações que possam fortalecer a saúde do nosso município”, convoca a diretora.