Uma parceria envolvendo a Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), Emater, Prefeitura de Pedro II e entidades da sociedade civil vai proporcionar a execução do Programa Compra Direta da Agricultura Familiar em Pedro II. Através deste programa os agricultores familiares vendem seus produtos ao Governo do Estado, que faz doação a instituições de caráter social que trabalham com pessoas em vulnerabilidade social.
Em reunião realizada nesta segunda-feira (27) foi criada uma comissão que vai coordenar a elaboração das propostas a serem encaminhadas para análise pela SDR. Fazem parte dessa comissão representantes da Secretaria Municipal de Agricultura, Emater, Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais, Fundação Santa Ângela, Assentamento Paraíso, Associação Palmeira dos Soares e Centro de Formação Mandacaru.
O secretário de Agricultura, Celso Braga, afirmou que o PAA (Programa de Aquisição de Alimentos) é importante porque dinamiza a economia do município. "Essa parceria vai oferecer a oportunidade dos nossos agricultores familiares venderem o excedente da sua produção. Além disso, o que for comprado será doado a instituições", disse.
Segundo Aline Alencar, da Diretoria de Comercialização da SDR, os produtos serão comercializados e, em seguida, doados para o Hospital Josefina Getirana, Ecoescola Thomas a Kempis, Escola Família Agrícola, Casa de Compadre, Apae e CRAS. "As famílias beneficiadas com a comercialização de seus produtos podem vender até R$ 6.500,00 (seis mil e quinhentos de reais) por ano. Toda a produção será destinada a esses órgãos e entidades que foram selecionados pela comissão", explicou.
Para viabilizar o programa o Governo do Estado firmou parceria com o Ministério do Desenvolvimento Social (MDS). Os processos de compra e venda serão realizados no próprio município, com acompanhamento de uma comissão municipal e do Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (Comsea).
Fonte: Secretaria de Comunicação
Fotos: Beto Barros