Foi realizada nesta terça-feira (16/06), em Pedro II, uma oficina de Planejamento promovida pelo Núcleo ODM/ONU do Piauí - instituído em 2009 e composto por organismos governamentais, não-governamentais e empresariais, realiza atividades integradoras e apoia as iniciativas dos municípios e das entidades/organizações, no desenvolvimento de ações voltadas para os oito Objetivos do Milênio.
Conceição Freitas, representante da APPM e coordenadora estadual do Núcleo ODM/Piauí, explicou a importância da mobilização em torno da melhoria na qualidade de vida do país, dos estados e municípios. "Cada um de nós deve procurar fazer sua parte, colaborando com as instituições nesse processo que busca um mundo melhor para todos", explicou.
Essas oficinas têm o objetivo der mostrar os avanços e planos do país, estados e municípios diante das metas da dignidade humana e expor o diagnóstico dos avanços e o que precisa ser melhorado em cada ente federado.
Segundo Narciso Chagas coordenador do Núcleo ODM/Piauí, Pedro II já apresenta resultados satisfatórios. "Identificamos que o município vem dando passos importantes em relação a esses objetivos, pois já tem iniciativas positivas na gestão municipal e incentiva a participação da sociedade civil nas discussões em torno do assunto", disse.
A prefeita Neuma Café, presente ao evento, recomendou que todas as pastas da gestão municipal atuem de forma integrada para que os resultados sejam mais consistentes. "Se trabalharmos de forma integrada, inclusive com entidades afins da sociedade civil organizada, poderemos alcançar nossas metas mais rapidamente, de forma mais consistente", pontuou.
A Organização das Nações Unidas (ONU) em uma união com os líderes mundiais decidiu estabelecer oito Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) pela promoção da dignidade humana. Esse compromisso foi assumido por 191 nações do sistema ONU, no ano 2000, visando melhorar os indicadores sociais e econômicos do mundo em um prazo de 15 anos.
Oito Objetivos de Desenvolvimento do Milênio:
Acabar com a fome e a miséria; educação básica de qualidade para todos; igualdade entre sexos e valorização da mulher; reduzir a mortalidade infantil; melhorar a saúde das gestantes; combater a Aids, a malária e outras doenças; qualidade de vida e respeito ao meio ambiente; todo mundo trabalhando pelo desenvolvimento.