Em ato solene, na tarde desta quinta-feira (21), a Secretaria Municipal de Saúde, vacinou os 05 primeiros dos 138, servidores que trabalham na linha de frente da Covid-19, o que corresponde a 34% do total. Além de parte dos profissionais de saúde, são vacinados também os idosos e deficientes institucionalizados. Porém, o município não conta com esse público, o que é permitido as 138 doses da Coronovac, serem usadas na vacinação dos profissionais de saúde.
Os 05 profissionais a receberem a primeira dose da vacina, foram: médico clínico geral, que trabalha no Centro de Atendimento ao Covid-19 Dr. Nelson Nogueira, enfermeiro, Mardônio Nepomuceno, Vigilância Sanitária, técnica de enfermagem, Lenilda Brandão, Centro de Saúde, socorrista do SAMU, José Cerqueira e auxiliar de serviços gerais do Hospital Josefina Getirana Neta, Maria Magnólia.
Após os profissionais receberem a primeira dose da Coronovac, 28 dias após será ministrado a segunda e ultima dose para que o organismo da pessoa possa ficar imune a doença.
A Coordenadora Municipal de Imunização, Enfermeira Saara Markia, na sua fala disse, que as 138 doses da vacina serão destinadas aos profissionais de saúde dos dois hospitais, Santa Cruz e Josefina Getirana Neta, Centro de Atendimento ao Covid-19 e Atenção Básica. “Os 138 servidores que irão se vacinar agora, já tem a garantia da segunda dose da vacina, conforme a SESAPI. A mesma ainda reforçou da importância que representa essa vacina para os profissionais de saúde no primeiro momento e posteriormente para toda a população que também será vacinada, conforme o Ministério da Saúde”. Finalizou Saara Markia.
A Secretária Municipal de Saúde, Tatiana Galvão, disse que o momento era histórico, pela importância que a vacina representa para os profissionais de saúde que estão na linha de frente da Covid-19 e que posteriormente dentro do cronograma toda população será vacinada contra esse vírus. “É um momento de alegria em puder ver que os nossos profissionais de saúde começaram a receber o imunizante contra esse vírus. Vamos torcer para que logo toda a nossa população possa também ser imunizada”. Disse Tatiana Galvão.
O Prefeito Alvimar Martins, disse que a vacina irá trazer maior tranquilidade a população pela imunização. O mundo está com as suas atividades comprometidas com a existência desse vírus, o que também compromete a economia mundial. “Precisamos de nos proteger contra esse Covid-19 e voltarmos a produzir com a realização de nossas atividades profissionais. Parte delas está quase paralisada por conta desse vírus destruidor. Com a vacinação vamos ter um alívio de não ser contaminado”. Disse Alvimar Martins.