Milton Brandão, a atual administração da Prefeita Mara Resende está concentrando todos os esforços na ampliação de turmas do Brasil Alfabetizado e Educação de Jovens e Adultos (EJA).
Segundo a Secretária de Educação do município Dona Conceição e as Coordenadoras do Brasil Alfabetizado Maria de Lourdes e do EJA Ana Maria está sendo feito um levantamento e localização de pessoas que não sabem ler e nem escrever, assim como aqueles que estão fora da sala de aula, por falta de incentivo ou outro motivo que fez com que a pessoa se afastasse da sala de aula.
São pessoas que moram não só na cidade mais também na Zona Rural.
Segunda a instrutora Vanda Santos, do curso de capacitação que estava acontecendo sexta feira (15), no FUNDEC ? Milton Brandão, com esse trabalho para esse ano de 2013 houve uma ampliação de turmas, tanto do Brasil Alfabetizado que atualmente o número de turmas aumentou para quinze como do EJA, que foi ampliada para oito turmas.
Quando se trata de alunos não alfabetizados, o professor tem um prazo de dez meses, para aprenderem a ler e escrever, embora com tropeços que é comum no início da aprendizagem da leitura, mais é importante o conhecimento das letras e saber juntá-las e formar as sílabas iniciando assim processo da leitura.
Os professores que atuam nesses programas devem estar bem preparados, com ânimo, determinação, motivado, porque é um público completamente diferente. São pessoas de idade diferente, que trabalham chegam cansados em casa e voltam para escola. Às vezes com visão não muito boa, distância da sala de aula para onde mora e outros fatores que dificultam o processo de aprendizagem desses alunos, a professora ou professor tem que repassar a eles, aquela injeção de ânimo, de garra, de incentivo evitando a desistência por parte do aluno que ele volte a ficar fora da sala de aula novamente, interrompendo seus estudos e a sua formação continuada.
Diante dessas dificuldades é que o treinamento com esses professores soma oito encontros com carga horária de cento e vintes e seis horas, onde a Prefeitura de Milton Brandão dá todo suporte tanto para o instrutor como para os professores, no que for possível.
A Professora Vanda Santos, falou que ?esses Programas são do Governo Federal, onde as prefeituras fazem a adesão, como no caso da Prefeitura de Milton Brandão, onde o prefeito na época Evangelista Resende, aderiu ao Brasil Alfabetizado em 2006, assim como o EJA também?.
A parceria da Prefeitura de Milton Brandão inclui o local de funcionamento das turmas, transportes, material permanente e algumas outras despesas pequenas extras que aparecem.
O Governo Federal via MEC ? FNDE entra com a capacitação, material didáticos, salários para os professores, material e merenda escolar para os alunos.
Atualmente o município de Milton Brandão tem uma turma de EJA Especial de alunos egressos do Programa Brasil Alfabetizado.
Já o Programa de Jovens e Adultos são aquelas pessoas que estão fora da sala de aula, sem olhar idade e que tem interesse e vontade de continuar seus estudos é só procurar a coordenação do programa ou ir até a Prefeitura de Milton Brandão, na sala da educação e pegar mais informações.
Segundo a Instrutora Vanda Santos é gratificante quando se vai a um município, como é o caso de Milton Brandão e se ver uma equipe determinada, esforçada, com anseio de fazer cumprir os objetivos dos programas, onde a Prefeita Mara Resende, dá total apoio, incentivo e as condições necessárias para que tanto os professores como os alunos sintam-se motivados dentro da sala de aula.
As fotos mostram o carisma e o compromisso da Prefeita Mara Resende com os professores, ou melhor, para com todos de Milton Brandão, sempre de bom humor e uma presteza que serve de exemplo para qualquer pessoa pública.