Escola dos Pequis resgata tradição e realiza feira livre |
Enviada
Resgatando uma tradição antiga dos moradores da região, a Escola Tomaz Gonçalves de Sousa, da localidade Pequis, zona rural de Pedro II, realizou domingo (23) a primeira feira livre na comunidade. Toda a equipe da escola se empenhou para mobilizar os feirantes e a população local para participar do evento.
A feira relembra uma tradição antiga da comunidade, onde a maioria de sua população, no século passado, era formada por caixeiros viajantes e sua economia girava em torno dessa atividade e da agricultura familiar.
Mais de 20 feirantes, todos da comunidade, na grande maioria agricultores familiares, e aproximadamente 500 pessoas participaram do evento.
Para o agricultor Jane José, foi uma oportunidade para vender sua produção de melancias. “Vendi aproximadamente 80 melancias, sem a feira teria que gastar a mais uns cem reais pagando frete para vender em outros locais. Muito boa a ideia” comemorou.
Alguns agricultores sugeriram que a feira aconteça, pelo menos, uma vez por mês. Foi o caso da agricultora familiar Maura Castro. “Só hoje vendi o esperado para comercializar em quatro meses. Espero que a feira aconteça, pelo menos, uma vez por mês”, sugeriu.
O evento foi organizado pela Escola Tomaz Gonçalves de Sousa, por meio do Programa Mais Educação, com o apoio da Prefeitura de Pedro II, através da Secretaria Municipal de Educação.



Fonte: Secretaria de Comunicação