Na manhã de hoje, 18 de outubro, dia do médico, as entrevistadoras do PMAQ-AB, o Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica em Saúde, estiveram no Centro de Saúde Hortência Campelo e nas várias Unidades Básicas de Saúde – UBS das zonas rural e urbana do município de Pedro II.
O motivo das visitas é uma ação conjunta em parceria do Governo Federal, Estadual e Municipal que fiscaliza e avalia as condições estruturais, de equipagem e de atendimento em Saúde dessas unidades, com vistas à averiguação de informações e dados técnicos do setor nos próprios locais.
De acordo com as informações da entrevistadora Ianara Carvalho, que esteve no CSHC: “O PMAQ é um programa do Ministério da Saúde que tem o intuito de fazer a melhoria do atendimento que é prestado à população brasileira na Atenção Básica. A gente visita as cidades, visita os Postos de Saúde e faz uma espécie de observação para ver como está o funcionamento e para ver como é que a gente pode melhorar o atendimento que é prestado à população brasileira. Nessa questão de profissionais, de materiais, e aí em conversa com os profissionais, com os usuários e com isso o Ministério da Saúde faz uma avaliação para ver como é que ele pode fazer para melhorar a assistência que é prestada à população.”
Em Pedro II, as entrevistadoras fizeram essa avaliação nos Postos de Saúde da Família – PSF que fizeram a adesão ao programa [PMAQ-AB]. Ianara Carvalho também comentou sobre essas visitas: “Nós visitamos todos os Postos que fazem adesão ao programa, que é no caso o PMAQ, zona urbana e zona rural.”
A entrevistadora do Ministério da Saúde também explica como são os procedimentos padrão adotados nas visitas: “Na verdade, nós entrevistadoras não temos o poder de levar em consideração coisas específicas; tudo que nós fizemos aqui já é vindo diretamente do Ministério da Saúde para ser feito. Então, o programa é dividido em módulos, são 6 (seis) módulos, cada módulo tem sua especificidade, alguns módulos nós conversamos com os profissionais, tem uma série de questões que são definidas já pelo Ministério da Saúde, nós desenvolvemos aqui e outros módulos a gente observa estrutura física, como falei, já é uma coisa que vem definida pelo Ministério da Saúde; a gente só põe em prática esses módulos que são enviados.”