O Centro de Atenção Psicossocial – CAPS de Pedro II, neste mês de setembro, deu início a campanha contra o suicídio e valorização da vida, Setembro Amarelo, onde a Secretaria de Saúde, por intermédio do CAPS e NASF (Núcleo de Apoio à Saúde da Família) realizaram na manhã de quarta-feira (20-09) no auditório do CEEP – Angelina Mendes Braga, palestra sobre o suicídio e teve a apresentação de um número de dança que retratada a valorização pela vida.
O evento contou com a participação de convidados, estudantes, profissionais das áreas de saúde e social.
A mobilização continua na quinta feira (28), pela manhã, com uma blitz educativa, com concentração na Praça Manoel Nogueira Lima, que em seguida seguirá em caminhada passando pela Avenida Coronel Cordeiro, Rua Tertuliano Filho com chegada à Praça da Matriz.
Para o Dr. Francisco Tiago Andrade de Carvalho, Psiquiatra do CAPS, relata sobre o delicado e difícil, porém importante tema do Setembro Amarelo, o suicídio: “O suicídio é quando a pessoa tira a própria vida. Para ser considerado suicídio, a pessoa tem que ter cometido o ato com a intenção de tirar a vida.” Francisco Tiago, também falou sobre o tratamento às pessoas que têm essa propensão ao ato suicida: “O suicídio é uma questão muito complexa, é um ato de coragem e de covardia, a covardia de não enfrentar os problemas pelos quais a pessoa está passando”, comenta Dr. Francisco.
Para a Dra. Bruna Galvão, Coordenadora do CAPS, o Setembro Amarelo é “uma campanha feita em todo Brasil contra e para prevenir o suicídio, que já tem vitimado muitas pessoas, assim como tem causado muita tristeza e dor pela perda de uma pessoa da própria família. O suicídio é um tema muito complexo a ser abordado, mais diante do alto índice de registros, temos que abraçar a causa e trabalhar na redução dos casos, criando mecanismos de valorização da vida”. Disse Dra. Bruna Galvão.
O CAPS, realiza atendimentos psiquiátricos às segundas-feiras à tarde e terças-feiras manhã e tarde, através de marcação de consultas que geralmente são marcadas as quartas-feiras.
O primeiro atendimento do paciente no CAPS, é orientado que o mesmo apresente a seguinte documentação: xérox do RG (Carteira de Identidade), CPF e Cartão do SUS, comprovante de residência e encaminhamento médico.