O governador do Estado do Piauí, Wellington Dias, autorizou na última sexta-feira (17/04) em cerimônia no Porto das Barcas, centro histórico de Parnaíba, a ordem de serviço das obras complementares da Zona de Processamento de Exportação do Piauí, a ZPE Parnaíba. “Estamos autorizando as obras que dependem do Estado”, disse o governador referindo-se à conclusão de galpões, sistemas de eletrificação, abastecimento d’água, entre outros.
No momento, o governo está concluindo a construção dos primeiros galpões e prédios para funcionamento da Receita Federal e outros órgãos governamentais. Wellington Dias assegurou ao presidente da Companhia Administradora da ZPE, Paulo Roberto Cardoso, que os recursos estão garantidos para que sejam realizadas obras necessárias para que a Receita Federal e a iniciativa privada tenham, em breve, as condições de iniciar suas atividades dentro da zona de livre industrialização e comercialização do Piauí.
Wellington Dias ressaltou que o governo do Estado e a Prefeitura de Parnaíba também estão investindo em outras áreas que poderão ter impacto positivo no funcionamento da ZPE, como os polos de Desenvolvimento Tecnológico e Econômico de Parnaíba e apoio a projetos como os desenvolvidos pela Universidade Federal do Piauí na sua unidade de piscicultura em Parnaíba. O presidente da ZPE, Paulo Cardoso, reconheceu que a garantia do governador Wellington Dias traz segurança quanto ao cumprimento do cronograma de obras, ainda este ano, para que seja possível o alfandegamento do perímetro industrial, pela Receita Federal.
“Também temos a garantia do superintendente regional da Receita Federal do Brasil, Moacyr Mondardo Júnior, de alfandegar a nossa ZPE assim que as obras complementares estiverem prontas; o governador nos dá essa tranquilidade”, afirmou. A etapa seguinte é o início das obras finais. Paulo Cardoso também se referiu à inauguração do Polo de Desenvolvimento Tecnológico como um grande avanço para a região e que poderá ter reflexos positivos dentro da ZPE Parnaíba. “O Congresso Nacional já discute a aprovação de uma lei que autoriza as ZPE a terem, entre seus participantes, empresas exportadoras de serviços e produtos da área de tecnologia da informação, como softwares”, reforçou.
Segundo ele, essa permissão legal abrirá amplas possibilidade de participação de empresas com o perfil das empresas integrantes do polo tecnológico de Parnaíba, que surgiu da iniciativa da Prefeitura e do governo do Estado em apoio aos empreendedores do setor de tecnologia da informação.
Fonte: Ascom ZPE Parnaíba