Resgate da Batalha do Mocha reafirma força da cultura hip-hop em Oeiras |
Ascom
A Praça de Eventos de Oeiras foi palco, no último sábado (20), da edição 2025 da Batalha do Mocha, um dos eventos mais representativos da cultura urbana no município. A iniciativa foi realizada pela Associação Arte Sertão e Grupo Zumbi Kings, em parceria com a Prefeitura de Oeiras, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo.
Consolidada como referência no calendário cultural da cidade, a Batalha do Mocha tem como objetivo valorizar e difundir a cultura hip-hop, abrindo espaço para jovens artistas, MCs, DJs e b-boys de Oeiras e região. Nesta retomada, a programação incluiu batalhas de rima, apresentações artísticas e rodas de debate sobre arte, juventude e inclusão social.
Mais do que uma competição, o evento se destacou como um espaço de resistência, identidade e expressão, fortalecendo a cultura periférica e contribuindo para a formação cidadã da juventude. Para os organizadores, a volta da Batalha do Mocha simboliza o compromisso coletivo com a democratização da arte e com o reconhecimento do hip-hop como ferramenta de transformação social.
Com organização do grupo Zumbi Kings, a iniciativa também contou com apoio da Secretaria Municipal de Assistência Social (SEMAS), do Mural da Vila e do Sesc Oeiras, além do patrocínio do Governo do Estado do Piauí, por meio da Secretaria de Cultura, e realização da Associação Arte Sertão em parceria com o Ministério da Cultura, via Lei Aldir Blanc.

