Referência em educação pública de qualidade, o município de Oeiras figura, mais uma vez, no topo dos indicadores educacionais do país. O desempenho das escolas da rede municipal de Oeiras continua crescendo no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), principal avaliação da qualidade da educação no país.
A nota do município evoluiu de 6.4, em 2021, para 7.1, em 2023 – ultrapassando as médias do Piauí, do Nordeste e do Brasil. Com isso, Oeiras é a cidade com melhor avaliação entre os municípios piauienses com população superior a 30 mil habitantes, conforme dados divulgados pelo Ministério da Educação (MEC), nesta quarta-feira, 14.
O prefeito José Raimundo enfatiza que o resultado alcançado pela Educação Municipal é fruto de um trabalho coletivo. “Graças ao esforço e dedicação dos alunos, professores, gestores e servidores escolares, Oeiras conquistou a nota 7,1 no IDEB. Mais uma vez, estamos entre as cidades com a melhor educação pública do país. Com o coração cheio de orgulho, parabenizamos todos os estudantes e profissionais envolvidos nesse resultado vitorioso, que coroa a excelência da Educação Municipal de Oeiras”, destaca Zé Raimundo.
Principal indicador da educação básica, o IDEB varia numa escala de 0 a 10. O índice é calculado a cada dois anos para os anos iniciais e finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio. Para compor o IDEB, o MEC leva em consideração as notas dos estudantes na prova do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), que foi aplicada em 2023, e os índices de aprovação, compilados pelo Censo Escolar.