Oeiras/PI

Projeto ATER já registrou oito áreas quilombolas em Oeiras

Técnicos do núcleo de projetos de Assistência Técnica e Extensão Rural em áreas quilombolas estiveram em Oeiras para dar seguimento ao projeto de auxilio a áreas de remanescentes de quilombo. O grupo já identificou e registrou oito áreas quilombolas em Oeiras e cidades vizinhas.

No bairro Rosário a equipe de profissionais composta pelos técnicos: Márcia Mendes, José Roberto, Orlando Costa, Góis Alencar, Assunção Aguiar e Levi Lustosa mostraram um pouco do trabalho desenvolvido com as comunidades quilombolas em todo o estado.

Entre as áreas quilombolas mais próximas de Oeiras estão as comunidades: Canto, Potes, Paquetá e Queiroz. Segundo os coordenadores do projeto é feito um diagnóstico para identificar as áreas e reconhecê-las como áreas de remanescentes. Depois do diagnóstico, é trabalhado o resgate da cultura local.

Projeto ATER já registrou oito áreas quilombolas em Oeiras - Imagem 1

De acordo com Márcia Mendes, existe uma coordenação geral dessas áreas no município de Queimada Nova. Essa coordenação recorre ao poder público municipal das regiões catalogadas para que o resgate cultural aconteça. ?Esse trabalho tem surtido muito efeito, para se ter uma idéia, já foram registradas 150 áreas quilombolas em todo o estado do Piauí, sendo que oito destas estão na região de Oeiras?; informou.

Ainda segundo o grupo de técnicos do projeto ATER esse projeto visa atender uma demanda das comunidades negras, trabalhando o resgate cultural e levantando a auto- estima do povo negro das comunidades rurais.

Projeto ATER já registrou oito áreas quilombolas em Oeiras - Imagem 2

SUGESTÃO AO PREFEITO

NOTÍCIAS PIAUÍ