O município de Oeiras conquistou, mais uma vez, a nota máxima no desempenho da Atenção Primária à Saúde (APS), na avaliação realizada pelo Ministério da Saúde, com base nos indicadores do Previne Brasil, o programa nacional que mede o desempenho e a qualidade dos serviços oferecidos pelos municípios.
O resultado é referente ao primeiro quadrimestre de 2024 e, além de avaliar a qualidade dos serviços de APS oferecidos aos usuários do sistema público, é utilizado como base de cálculo para o financiamento das ações na área da saúde.
A Atenção Primária funciona como a porta de entrada do Sistema Único de Saúde (SUS) e, em Oeiras, é desenvolvida com alto grau de capilaridade e resolutividade, através da descentralização dos serviços de saúde, que facilita o acesso e o atendimento da população – tanto na zona urbana, quanto na zona rural.
Instituído pelo Ministério da Saúde, em 2019, o Previne Brasil visa fortalecer a APS a partir da promoção e integração de ações de prevenção e promoção à saúde, diagnóstico precoce e tratamento adequado de doenças e agravos à saúde. O índice é calculado a cada quatro meses e possui sete critérios que avaliam as ações do município nas áreas de saúde da mulher, saúde da criança e doenças crônicas.