Oeiras/PI

Pacientes oncológicos ficam abandonados na estrada após problema em van

Conforme relato de uma passageira que estava na van de transporte eletivo da Secretaria Municipal de Saúde, o veículo apresentou problemas mecânicos, próximo ao município de Regeneração, por volta de 3 horas da manhã.

Por:


Atualizado em

Pacientes oncológicos do município de Oeiras ficaram abandonados na estrada na ida para Teresina, na madrugada de segunda-feira, 07. Conforme relato de uma passageira que estava na van de transporte eletivo da Secretaria Municipal de Saúde, o veículo apresentou problemas mecânicos, próximo ao município de Regeneração, por volta de 3 horas da manhã.

“A van deu o prego. Eles ligaram para o povo para mandarem os doentes em outros carros. Eu e minha mãe fomos no carro de Santa Rosa para acabar de chegar em Teresina e 18h40, quando voltamos, a van ainda estava no mesmo lugar. O motorista zangou esperando o reboque e abandonou a van lá”, relata a acompanhante de paciente que realiza tratamento de câncer.

Em nota, a Secretaria Municipal de Saúde disse que a falha mecânica na van foi um acontecimento “pontual” e que tomou providências imediatas e responsáveis diante do ocorrido. “Reforçamos que em nenhum momento houve abandono dos usuários. Todos os pacientes foram prontamente realocados em veículos da linha de transporte já disponíveis na estrada, o que garantiu uma realocação ágil e sem prejuízo aos compromissos previamente agendados. Não houve qualquer custo adicional aos usuários nem atrasos no atendimento”, diz a nota oficial.

Atendimento na pensão 

Na semana passada, após a repercussão de um vídeo compartilhado nas redes sociais, a Prefeitura de Oeiras emitiu nota oficial desmentindo informações sobre o funcionamento da pensão que acolhe pacientes oeirenses que realizam tratamento em Teresina. O caso foi tratado como fake news, mas os pacientes continuam relatando disfunções no atendimento.

“Não é fake news. Quem ia e voltava no mesmo dia não tinha direito de ir nem na pensão. O carro ia deixar no local da consulta e quando terminassem as consultas de todas as pessoas, eles saíam pegando. Depois da reclamação nas redes sociais, mudaram: quem está com problema oncológico como minha mãe tem direito à pensão, agora que está tratando outras doenças é R$ 30 o PF (prato feito) com direito ao banho”, denuncia a acompanhante de paciente que realiza tratamento de câncer.

NOTA OFICIAL

Secretaria Municipal de Saúde de Oeiras

A Secretaria Municipal de Saúde de Oeiras informa que, diante de um episódio pontual envolvendo falha mecânica em uma van utilizada para o transporte de pacientes, todas as providências foram tomadas de forma imediata e responsável.

Reforçamos que em nenhum momento houve abandono dos usuários. Todos os pacientes foram prontamente realocados em veículos da linha de transporte já disponíveis na estrada, o que garantiu uma realocação ágil e sem prejuízo aos compromissos previamente agendados. Não houve qualquer custo adicional aos usuários nem atrasos no atendimento.

A van em questão já passou por revisão e retornou ao seu pleno funcionamento, estando novamente em condições adequadas para atender às demandas da população com segurança.

A Secretaria lamenta o ocorrido e reafirma seu compromisso com o cuidado, a segurança e o respeito à população, destacando que ações preventivas e corretivas seguem sendo adotadas para qualificar cada vez mais os serviços ofertados no âmbito da saúde pública municipal.

Oeiras, 08 de julho de 2025

Secretaria Municipal de Saúde de Oeiras

SUGESTÃO AO PREFEITO

NOTÍCIAS PIAUÍ