Gestores escolares, técnicos, professores, estudantes, pedagogos, associações de pais, sindicatos, igrejas, instituições de ensino superior e representantes políticos participaram, nesta quinta-feira (03), do Fórum Regional de Educação em Oeiras.
Na abertura, a gerente regional, Marineide Soares, destacou a importância do Fórum no alcance de uma educação de qualidade. "O Fórum deve proporcionar discussões relevantes, pois a Conferência Nacional de Educação traz eixos que precisam ser discutidos. A participação democrática em novas discussões e o planejamento podem proporcionar resultados positivos para a educação".
"As propostas a serem construídas devem ser, mais que tudo, viáveis à Educação Pública", enfatizou a presidenta do Sinte, Paulina Pereira.
Nos debates das cinco oficinas, profissionais da sede e municípios jurisdicionados trocaram experiências e levantaram propostas para construir uma educação melhor e contextualizada, com os seguintes temas de discussão:
- Democratização do acesso à Educação Básica/Gestão Democrática/Educação e Planejamento.
- Valorização dos profissionais de Educação/Ensino Superior: graduação e pós-graduação/Formação Inicial e Continuada/educação Política e Sindical.
- Educação de Jovens e Adultos: Brasil Alfabetizado/Modalidades: EJA, Educação Especial, Profissional e Tecnológica/Inclusão Social e Diversidade.
- Educação e Empreendedorismo/Educação e Sustentabilidade/ Educação no campo.
- Financiamento da Educação e Saúde/ Avaliação no Contexto Educacional/Educação, Arte e Cidadania.
O padre João de Deus, representante religioso atuante nas questões educacionais, destacou que é importante trabalhar com profundidade o tema Educação, que seja contextualizada dia-a-dia, que envolva, atraia e motive.