No ano 2013, a prefeitura de Oeiras decidiu implantar no ensino público uma ferramenta bastante utilizada nas escolas privadas do país: a aplicação de simulados. As avaliações foram realizadas ao longo do ano com alunos do terceiro ao nono ano do ensino fundamental da rede municipal de ensino. A partir desta iniciativa, a secretária municipal de educação, Tiana Tapety juntamente com sua equipe, realizou um estudo detalhado que apontou que a educação tinha problemas desde a base e os alunos não estavam sendo bem formados.
Diante deste diagnóstico, a gestão municipal não mediu esforços e investimentos para aperfeiçoar a educação de suas crianças. Como parte do projeto de melhorar a educação infantil do município, neste ultimo final de semana, Oeiras foi palco de um evento educacional que envolveu todas as crianças das escolas municipais: a Festa do Livro Infantil. O evento envolveu crianças de 3 a 5 anos que receberam kits didáticos que continham livro, massa de modelar, lápis e mochila. A Prefeitura de Oeiras fez uma parceria com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais - Inep - que forneceu o material didático para ser distribuído para as crianças. Os professores também foram beneficiados com livros voltados também para a educação infantil.
O prefeito Lukano Sá pontuou que a educação infantil é importante para formar um cidadão mais preparado para o futuro. "É uma fase da vida que ele vai estar mais suscetível, onde tem maior poder de assimilação, se forma um cidadão desde a infância. Desde o ano passado não temos poupado investimentos na educação do município. Temos orgulho de ter embutido os simulados nas nossas escolas, uma ferramenta que antes era utilizadas só por escolas de rico e conseguimos fixar na rede de ensino municipal?, afirmou. O prefeito disse ainda que a educação é prioridade no município e por isso investe em projetos na área: "O melhor investimento que nós fazemos é em um evento como esse, que é o Projeto ?Aprender Construindo?, pois nossa grande bandeira foi sempre a educação", enfatizou.
A secretária municipal de educação, Tiana Tapety, ressaltou a importância do evento e disse que a educação de Oeiras passa por um novo tempo: ?A importância do evento é o trabalho que estamos realizando com a base na formação. Essas crianças serão o futuro de Oeiras. Então estamos construindo a base com mais uma ação que é a entrega desse material didático. É a construção de um novo tempo, uma nova era na educação do nosso município", destacou.