Dados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) 2017 divulgados pelo Ministério da Educação nesta segunda-feira, 03, mostram que a Escola Municipal Lourenço Barbosa Castelo Branco, em Oeiras, conquistou o melhor desempenho do Piauí na avaliação de aprendizagem dos estudantes do Ensino Fundamental. Com a nota 8.3, o Lourenço Barbosa obteve a melhor pontuação entre as escolas públicas do Estado. Em segundo lugar ficou a Escola Municipal Casa Meio Norte, localizada em Teresina.
O IDEB é o principal indicador da qualidade da educação básica no Brasil. Produzido a cada dois anos, em uma escala que vai de 0 a 10, o indicador calcula o desempenho das escolas públicas e privadas do país no Ensino Fundamental e no Ensino Médio, a partir questões aplicadas aos alunos em provas de língua portuguesa e matemática e da taxa de aprovação.
A meta para o Brasil é alcançar a média 6 até 2021. “Oeiras já atingiu o que a Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) prevê para 2021”, destaca Tiana Tapety, secretária municipal de Educação, frisando que as escolas municipais de Oeiras têm notas acima da média estadual e nacional.
Os resultados do IDEB 2017 para escola, município, unidade da federação, região e país são calculados a partir do desempenho obtido pelos alunos que participaram do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) e das taxas de aprovação, calculadas com base nas informações prestadas ao Censo Escolar 2017. Somente têm suas notas divulgadas as escolas com pelo menos 10 alunos matriculados nas etapas avaliadas — 5º e 9º anos do Ensino Fundamental e 3º ano do Ensino Médio — e em que o número de alunos participantes do Saeb 2017 tenha alcançado 80% dos alunos matriculados.
“Estar na labuta do ensino e aprendizagem não é um trabalho solitário. Acima de tudo é um trabalho de equipe, de uma coletividade. A educação é determinante para o desenvolvimento do município”, acrescenta Tiana Tapety. Ela lembra que a implantação do projeto Borboleta foi decisiva para a evolução do desempenho dos alunos no IDEB e de fundamental importância para o desenvolvimento da educação na rede municipal. Segundo a secretária, o projeto pedagógico trabalha a alfabetização de maneira crítica, fazendo o aluno crescer em todas áreas do conhecimento.
O prefeito José Raimundo ressalta que os bons resultados se devem à dedicação de alunos, professores e servidores da educação do município e mostram que a escola púbica de Oeiras é referência. “Hoje o que estamos colhendo é fruto de um compromisso, de um trabalho implementado em toda a rede do educação do município”, celebra o gestor.
Melhor educação pública entre as cidades piauienses com mais de 20 mil habitantes
Oeiras é destaque na lista das cidades com o melhor desempenho no IDEB. Com a nota 7,1, a cidade superou a capital do Estado, Teresina, e outros grandes municípios do Piauí, como Parnaíba, Picos e Floriano. Veja o ranking:
Oeiras – 7.1
Teresina – 6.8
Parnaíba – 4.6
Picos – 4.4
Piripiri – 4.6
Floriano – 5.5
Barras – 4.9
Campo Maior – 5.2
União – 4.7
Altos – 5.3