Monsenhor Gil/PI

Turismo religioso fortalece identidade cultural de Monsenhor Gil com a rota da fé no Piauí

Evento é considerado a maior Romaria a pé do Piauí

Por:


Atualizado em

Monsenhor Gil se consolida como um dos principais polos de turismo religioso do Piauí na Rota da Fé do Piauí. Vem aí a 27ª Caminhada da Purificação do Corpo e da Alma, na Trilha da Fé e da Esperança, evento realizado pela Associação dos Peregrinos Amigos de Monsenhor Gil – Piauí (APAMGIL). A romaria nasceu em 1997 pela iniciativa de José Noronha, inspirado pelas histórias de seu pai, Antônio Noronha (in memoriam), que participou das antigas peregrinações entre Monsenhor Gil e Santa Cruz dos Milagres ainda na infância, em 1922. A partir desse resgate histórico e cultural, teve início uma tradição que, ao longo dos anos, se fortaleceu e hoje é considerada como a Maior Romaria a Pé do Piauí.

O percurso tem início na Igreja do Menino Deus, em Monsenhor Gil, e segue por áreas rurais e urbanas dos municípios de Passagem Franca do Piauí, Beneditinos, São Miguel da Baixa Grande, Prata do Piauí e São Miguel do Tapuio, até chegar ao Santuário de Santa Cruz dos Milagres, principal destino de peregrinação do Estado, o terceiro mais visitado do Nordeste e o quinto maior do Brasil.

Neste ano, a romaria será realizada de 25 de julho a 02 de agosto de 2026, totalizando um percurso de cerca de 206 quilômetros de ida e volta, enfrentados ao longo de 09 dias de caminhada, sempre durante a madrugada, à luz da lua, em uma vivência marcada por fé, sacrifício, cultura popular e forte espírito de solidariedade.

Ao longo dos anos, a caminhada cresceu e passou a reunir cerca de 200 peregrinos, vindos de diversos municípios piauienses Teresina, Monsenhor Gil, Palmeirais, Miguel Leão, Lagoa do Piauí e Beneditinos e de estados como Maranhão, Ceará, Tocantins, Distrito Federal e São Paulo. Lavradores, vaqueiros, estudantes, professores, servidores públicos, aposentados e profissionais liberais caminham juntos, entoando cânticos e rezas, preservando tradições como o uso de jumentos para o transporte de alimentos e materiais, o preparo das refeições em fogões a lenha e o pernoite ao relento, dormindo no mato, debaixo das árvores, em contato direto com a natureza do sertão piauiense.

Em 2026, a APAMGIL conta com o apoio da Prefeitura de Monsenhor Gil e busca, ainda, o patrocínio da Secretaria de Estado do Turismo do Piauí (SETUR) e do Governo do Estado do Piauí, com o objetivo de fortalecer a cultura popular, fomentar o lazer e incentivar o turismo religioso no Estado. Reconhecida e cadastrada no Mapa da Cultura do Ministério da Cultura, no Mapa Cultural do Piauí, no Calendário Turístico do Estado, na Rede Nacional de Trilhas de Longo Curso e no Calendário Turístico Oficial do Brasil, a Caminhada da Purificação do Corpo e da Alma, na Trilha da Fé e da Esperança, representa um patrimônio cultural e religioso vivo, que promove o desenvolvimento regional, preserva a memória coletiva e projeta Monsenhor Gil como referência nacional em turismo religioso.

SUGESTÃO AO PREFEITO

NOTÍCIAS PIAUÍ