Por ocasião da campanha preventiva Outubro Rosa, mês de conscientização e prevenção ao câncer de mama, a Prefeitura de Monsenhor Gil, por meio da Secretaria Municipal de Saúde / Equipe do Samu, esteve realizando um trabalho de panfletagem e conscientização sobre o tema.
A ação ocorreu no sábado (23), durante a feira livre e percorrendo os principais pontos comerciais da cidade.
As equipes explicaram a importância da prevenção, diagnóstico precoce, autoexame e outros, além da distribuição de material educativo aos presentes além de verificação de pressão e glicemia capilar.
O objetivo é fortalecer o rastreamento e o diagnóstico precoce do câncer de mama e desmistificar conceitos em relação à doença. Segundo a enfermeira Angelina Thaís, coordenadora do Serviço Móvel de Urgência de Monsenhor Gil - SAMU, todo o trabalho recebe apoio do prefeito João Luiz e do Secretário Municipal de Saúde, Herbert Cesar.
A campanha enfatiza a importância da mulher conhecer suas mamas e ficar atenta às alterações suspeitas; informa que para mulheres de 50 a 69 anos é recomendada a realização de uma mamografia de rastreamento a cada dois anos, informa que o Sistema Único de Saúde (SUS) garante a oferta gratuita de exame de mamografia para as mulheres brasileiras em todas as faixas etárias.
O Instituto Nacional de Câncer (INCA) estima que para cada ano do triênio 2020/2022, sejam diagnosticados no Brasil 66.280 novos casos de câncer de mama, com um risco estimado de 61,61 casos a cada 100 mil mulheres.
e-OUV Sistema de Ouvidoria do Poder Executivo Municipal
http://monsenhorgil.pi.gov.br/Ouvidoria/