Aconteceu neste domingo (6) em todo Piauí e em Monsenhor Gil não foi diferente, as eleições para Conselho Tutelar das Crianças e Adolescentes. Os eleitos estarão à frente do Conselho Tutelar no quadriênio que vai de 2020 a 2024. 13 candidatos disputaram 05 vagas. O resultado final foi:
Conceição Mw som 438
Elisângela Campelo 292
Elissandra Santana 281
Francisca Lidiane 278
Maria Gardênia 198
Suplentes
Fabrícia Raquel Abreu 195
Kaline 175
Alex Francisco 166
O prefeito João Luiz e a Secretaria Municipal de Assistência Social Ivonete Carvalho comemoram a condução de todo o processo que passou por várias etapas, a lisura, organização e parabenizam todos que participaram do pleito, eleitos e suplentes. O prefeito João Luiz nos disse que continuará dando apoio da prefeitura Municipal de Monsenhor Gil, para um bom desenvolvimento do trabalho dos 05 conselheiros eleitos. "Vamos continuar melhorando as instalações físicas e vamos em busca de novos equipamentos que facilite o trabalho de todos em benefício de nossas crianças e adolescentes ", sinaliza o prefeito.
Elida Aglair, Assistente Social do CREAS e Presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, com o promotor de justiça Rafael Maia Nogueira. Também Márcia Eloísa, fiscalizando pontos de votação
Todos se surpreenderam com a grande procura e interesse da população em manifestar sua vontade nas urnas, ao se constatar às imensas filas nos locais de votação, tanto na sede do município, como na zona rural. Este ano foram colocadas urnas nas escolas Basílio de Abreu na comunidade Baixa Grande e Mendes Rocha na comunidade Canafistula. Às urnas nestas comunidades serviam também para às demais comunidades que ficam nas proximidades.
Um exemplo desta grande movimentação foi exatamente na escola Basílio de Abreu, onde à votação entrou noite à dentro, encerrando às 17h à entrada dos eleitores e distribuído senhas para quem já estava dentro da escola. Ao ver à grande quantidade de pessoas na fila, mesmo depois das 17h, o promotor alertou que ninguém era obrigado à votar. "Só fica quem quiser, vocês não são obrigados à votar e não sofrerão nenhuma penalidades se desistirem de continuar na fila para votar. Votem livres e conscientes ", finalizou o promotor. Mas ninguém arredou o pé e permaneceram até o fim.
Dos 05 atuais conselheiros 04 disputaram e nenhum foi reeleito, uma renovação de 100%. A quem diga que este fato de deve por falta de divulgação dos trabalhos que realizam como conselheiros. Devido cláusulas do estatuto da criança e do adolescente - ECA, as publicidades sobre trabalhos de proteção e investigação protetiva sobre estes públicos, é vedado, proibido.
Primeira colocada Conceição Oliveira da banda MW Som
De blusa amarela na foto, Conceição Oliveira festeja sua consagradora Vitória
Empresário Gilmario Campelo, grande apoiador e incentivador do 15 de Conceição Oliveira (Mw Som), festejando com a conselheira eleita
Eleita - Maria Gardenia Rodrigues da Silva
Familiares, amigos da conselheira eleita Gardenia Rodrigues festejando sua Vitória
Francisca Lidiane Lima - Eleita
Elizangela Campelo - Eleita
Elissandra Santana - Eleita